Familiares de Wilson do Egito Coelho falam sobre homenagem ao primeiro piauiense na Diretoria do CFOAB

3 de maio de 2024 às 10:18h

O memorial inaugurado durante as celebrações de 92 anos da OAB Piauí, em 25 de abril, homenageia Wilson do Egito Coelho, reconhecido por sua inspiradora trajetória e por ser o primeiro piauiense a compor a Diretoria da Conselho Federal da OAB, ocupando o cargo de Vice-Presidente. O Advogado Túlio Freitas do Egito Coelho, filho do homenageado, expressou sua gratidão pela homenagem, destacando a importância da luta de seu pai pela independência da advocacia e pela dignidade da pessoa humana.

“A inauguração encheu a mim e à minha família de alegria por essa significativa honraria à memória de meu pai, por sua luta de tantos anos pela independência da advocacia e pela dignidade da pessoa humana. Que a memória de Wilson do Egito Coelho sirva de inspiração e modelo para tantos jovens advogadas e advogados do Piauí”, destacou Túlio Freitas.

Em um momento desafiador da Ditadura Militar, Wilson do Egito Coelho cumpriu sua missão como Conselheiro Federal da OAB, sendo uma figura ativa na defesa dos direitos e liberdades individuais. Além de sua atuação na OAB, Wilson foi um dos longevos chefes do Departamento Jurídico do Banco Central do Brasil, contribuindo significativamente para o setor.

CONHEÇA O MEMORIAL WILSON DO EGITO COELHO

RECONHECIMENTO E AGRADECIMENTO

Leonardo Coelho, sobrinho de Wilson do Egito, ressaltou a importância do Presidente Celso Barros Coelho Neto em trazer à luz a figura de Wilson do Egito Coelho, que ainda é pouco conhecida no Estado, apesar de sua relevância histórica na OAB Nacional e no processo de redemocratização do país. Em nome da família, expressou gratidão e admiração pelo gesto do Presidente Celso Barros Coelho Neto.

DEPOIMENTOS

Túlio Freitas do Egito Coelho

“A inauguração encheu a mim e à minha família de alegria por essa significativa honraria à memória de meu pai, por sua luta de tantos anos pela independência da Advocacia e pela dignidade da pessoa humana. Durante o período turbulento da ditadura militar, meu pai cumpriu desafiadora missão, como conselheiro federal da OAB, representando a Secional do Piauí. Foram tempos sombrios, com o fechamento episódico do Congresso Nacional, a prisão e a cassação de direitos de tantos pelo AI5, com a supressão do devido processo legal. Naquele tempo, a OAB foi reconhecida como a mais importante organização da sociedade civil, em defesa do Estado Democrático de Direito. Ao homenagear a memória de meu pai, está-se valorizando a própria história da OAB/PI, que teve em sua bancada uma das mais ativas no Conselho Federal. O reconhecimento por seus pares de seu papel de liderança foi sua eleição para o cargo de vice-presidente nacional da OAB. Meu pai foi ainda um jurista destacado nacionalmente por sua contribuição seminal ao Direito Bancário, tendo participado da comissão de juristas que elaborou o projeto de lei bancária, a Lei 4.595/64, ainda em vigor. Foi um dos mais longevos chefes do Departamento Jurídico do Banco Central do Brasil, cargo no qual veio a aposentar-se. Que a memória de Wilson do Egito Coelho sirva de inspiração e modelo a tantos jovens advogadas e advogados do Piauí.”

Leonardo Coelho

“Preciso enaltecer a grandeza do presidente da OAB/PI Celso Barros Neto, na inauguração do memorial Wilson do Egito Coelho, em primeiro lugar por haver demonstrado tempos atrás , sensibilidade e astúcia p erro na placa de entrada do prédio principal da sede, com o nome de outra pessoa, ao invés do homenageado, q perdurou para mais de 35 anos. O presidente não tratou o caso como algo episódico de uma simples troca de placa, tratando o caso através de ato do conselho. Em seguida merece destacar sua demonstração de altivez e desapego, no espaço que iria ser batizado com o nome de seu próprio avô e principal referência d vida profissional, c relevantes serviços prestados à OAB/PI. Terceiro fato da sua grandeza que chama atenção nosso presidente Celso, veio de sua preocupação com o reconhecimento público da figura do homenageado Wilson do Egito Coelho, ainda pouco conhecido no estado que escolheu para amar, diante de sua importância histórica na OAB nacional e no processo de redemocratização do país … para você presidente Celso, nosso reconhecimento, com votos de admiração e gratidão pela grandeza de seu gesto”