OAB Piauí: 92 anos de história, presente e futuro em prol da advocacia e da sociedade

26 de abril de 2024 às 9:07h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB Piauí), comemora hoje, 25 de abril, 92 anos de trajetória. Fundada em 25 de abril de 1932, a OAB Piauí tem dentro de si a defesa da justiça e dos valores democráticos. Ao longo de mais de nove décadas, a entidade se consolidou como uma fortaleza para o Estado de Direito, lutando incansavelmente pela garantia dos direitos da população piauiense.

A trajetória da Seccional, rica em conquistas e lutas que a consolidou como uma instituição forte, começou no antigo edifício da Faculdade de Direito do Piauí – atualmente abrigando a Biblioteca Estadual do Piauí, conhecida como Biblioteca Estadual Des. Cromwell de Carvalho -, com João Osório Porfírio da Mota como seu primeiro presidente.

Ao celebrar 92 anos de história, a OAB Piauí reafirma seu compromisso com a defesa da democracia e dos direitos humanos. A entidade continuará trilhando um caminho de conquistas e realizações para se manter vigilante na luta por uma sociedade mais justa e equitativa.

DIRETORIA RELEMBRA OS CAMINHOS TRILHADOS

O Presidente da Seccional, Advogado Celso Barros, frisa que a OAB Piauí é um lugar de onde muitas histórias em prol da sociedade foram escritas e realizadas. A fala foi durante a inauguração do Memorial Wilson do Egito Coelho.

“Aqui na OAB é um lugar de muitas histórias. É um lugar que cotidianamente diariamente nos temos histórias boas para contar. E nós temos que contar e relembrar as boas histórias da vida. E esse memorial aqui é o início também de uma materialização da memória da própria Ordem. Aqui temos páginas bonitas da OAB. É um momento de gratidão nossa”, ressaltou Celso Barros Coelho Neto.

O diretor-tesoureiro da OAB-PI, Advogado Marcus Vinicius, destacou que nestas nove décadas de existência, a OAB Piauí tem sido fundamental na defesa e valorização da advocacia, empenhada em garantir o acesso à justiça, em promover a ética e em fortalecer os pilares do Estado de Direito.

“Há mais de dez anos, faço parte do sistema OAB, comecei como estagiário, fui funcionário, e hoje tenho a imensa responsabilidade de atuar como diretor tesoureiro. Em todas essas posições, fui designado a servir e esse foi o melhor caminho que Deus poderia ter escrito para mim”, acrescentou Marcus Vinícius.

Para finalizar, a secretária-geral, Advogada Raylena Alencar, diz que são 92 anos de história, dedicação e responsabilidade para chegar até aqui. “Sempre que existe qualquer problema no meio social a OAB é procurada. Sempre lembram da OAB. Nossa instituição está sempre presente, pronta para atuar e defender os interesses da sociedade. Agradeço a confiança depositada em nós ao longo dessas décadas”, finalizou Raylena Alencar.

Durante o coquetel em homenagem aos 92 anos da OAB Piauí, a Advogada Sara Rejane Pereira Fonseca foi responsável por conduzir a parte musical do evento, agregando um elemento de celebração e distinção à ocasião.

CONFIRA A COBERTURA FOTOGRÁFICA

ESTRUTURA – MEMORIAL WILSON DO EGITO COELHO