Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência: Comissão da OAB-PI alerta para diálogo como ferramenta de prevenção

2 de fevereiro de 2022 às 17:00h

Nos primeiros sete dias do mês de fevereiro acontece a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, incorporada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, apoia essa causa através da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Ordem acredita que informação e conscientização são caminhos a serem trilhados e que oferecem resultados concretos.

O objetivo da campanha é informar aos adolescentes sobre a importância da prevenção. Para o advogado Rogério Almeida, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PI e terapeuta sistêmico, a semana de prevenção à gravidez na adolescência propõe um debate urgente e relevante.

“Precisamos entender esse tema para mudar a realidade de altos índices de gravidez indesejada, crimes de abortos clandestinos, mortandade da mãe adolescente, crianças com traumas infantis, entre outras consequências”, ressaltou.

PROBLEMA SOCIAL
A Pesquisa Nacional do Aborto, feita pelos professores Débora Diniz (Universidade de Brasília), Marcelo Medeiros (Universidade de Brasilia) e Alberto Madeiro (Universidade Estadual do Piauí), levantou que mais de 500 mil abortos clandestinos são realizados todos os anos no Brasil, como resultado de gestações indesejadas.

O advogado Rogério Almeida afirma ainda que é importante a família estimular o diálogo e focar na prevenção, através de consultas aos profissionais especialistas. “É essencial que a mulher tenha acesso com dignidade e direito à escolha aos métodos contraceptivos mais adequados”, defendeu o Advogado.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba