Paridade de gênero na composição das listas sêxtuplas, proposta pelo Observatório de Candidaturas Femininas, ganha força em todo o Estado

16 de janeiro de 2023 às 16:32h

Em maio de 2022, o Observatório de Candidaturas Femininas protocolou um requerimento junto à OAB-PI propondo a aprovação da paridade de gênero e de cotas raciais para composição das listas sêxtuplas nas disputas do Quinto Constitucional. Em janeiro de 2023, com os trâmites da eleição para desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), um novo grupo de advogadas reforça essa campanha.

Dalva Fernandes, vice-presidente do Observatório, destaca que o Observatório Nacional de Candidaturas Femininas tem o objetivo de qualificar e contribuir com o desenvolvimento e autonomia de candidatas durante as eleições, além de garantir a igualdade durante o processo eleitoral. “O Observatório fica feliz em ter mais advogadas encampando a nossa luta. Esse é um sentimento de gestão e esse reforço é extremamente importante. As advogadas chamam atenção ao fato de que apenas uma mulher ocupa o cargo de desembargadora no Tribunal esse é um número muito baixo. Trabalharemos diariamente para mudar essa realidade”, afirma.

PROTAGONISMO DA SECCIONAL

A Seccional Piauí foi a primeira no Brasil a votar a favor da paridade de gênero para as eleições institucionais da Ordem. O documento enviado pelo Observatório em 12 de maio de 2022 nacional incentiva o estabelecimento da paridade de gênero de 50% de vagas e equidade racial de 30% para negros (pretos e pardos) na formatação pelo Conselho Pleno Seccional das listas sêxtuplas dos Quinto-Constitucionais da Advocacia para Tribunais e Conselhos Nacionais de Justiça.

PAPEL DO OBSERVATÓRIO

Fundado em 2020, em parceria da OAB Piauí, com a Comissão da Mulher Advogada, por iniciativa de um expert no assunto, a advogada Valéria Paes Landim, o Observatório de Candidaturas Femininas é um grupo de trabalho formado por advogadas que fazem a defesa de interesses políticos das minorias, especialmente das mulheres. A equipe desenvolve ações para fomentar candidaturas femininas, faz análises em todas as áreas da presença feminina na política, de modo especial a participação nas eleições. Além disso, promove treinamento de candidatas no período pré-eleitoral para o aumento do número de mulheres qualificadas nos cargos de poder.