Observatório de Candidaturas Femininas, Educafro e a Frente Antirracista debatem  necessidade da inclusão formal das minorias no processo eleitoral

18 de agosto de 2021 às 17:36h

A Advogada Piauiense e Fundadora-Presidente do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas, Valéria Paes Landim, juntamente com representantes do Educafro, entregaram para a Ouvidoria do Senado Federal um manifesto assinado por diversos movimentos sociais com sugestões sobre a ampliação da participação de minorias no processo eleitoral, em especial relacionadas na discussão da PEC 125/2011. Os representantes foram recebidos pela Coordenadora Geral da Ouvidoria do Senado, Margarett Cabral.

De acordo com a Advogada Valéria Paes Landim, as pautas abordadas incluíram a ampliação do debate sobre a participação da mulher, de negros e de indígenas no processo eleitoral brasileiro.

“Entregamos uma representação à Ouvidoria do Senado Federal para que a Casa dê atenção às propostas sobre a participação das minorias, distribuição de recursos no processo eleitoral brasileiro e maior transparência na distribuição dos recursos para mulheres e negros. As sugestões apresentadas visam debater e garantir a maior participação das minorias nos espaços de poder e decisão, em especial à presença das mulheres no processo eleitoral e a nossa posição em relação à PEC 125/11, que afetará diretamente a participação feminina na política”, destacou a Fundadora-Presidente do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas.

Na ocasião, o membro do Educafro, Gehovany Figueira, destacou que a discussão da reforma eleitoral não contemplou os direitos assegurados aos negros, aos indígenas e às mulheres. O presidente da organização Frei David Raimundo Santos e a integrante do movimento Joicy Ferreira também estiveram presentes na reunião, ocorrida na sexta-feira (13).

Sobre o Observatório
Fundado em 2020, em parceria da OAB Piauí, o Observatório de Candidaturas Femininas é um grupo de trabalho formado por advogadas que fazem a defesa de interesses políticos das minorias, especialmente mulheres e com atuação em campo, desenvolve ações para fomentar candidaturas femininas, análise em todas as áreas da presença feminina na política, de modo especial a participação nas eleições. Além disso, promove treinamento de candidatas no período pré- eleitoral para o aumento do número de mulheres qualificadas nos cargos de poder.