OAB Piauí trata sobre conduta policial em reunião com a Secretaria de Segurança

11 de dezembro de 2019 às 14:31h

O Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda, e a Secretária-Geral Adjunta da CAAPI, Ravennya Moreira, reuniram-se com o Secretário Estadual da Segurança, capitão Fábio Abreu, com o Subcomandante Geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), Coronel Sousa Filho, e com o Corregedor Geral da PM-PI, Tenente Coronel PM Manoel da Costa Lima. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (11), no gabinete do Secretário.

“Tratamos do fatídico acontecimento envolvendo um policial que, de maneira totalmente despreparada, ceifou a vida do cidadão Rudson Vieira Batista, que estava se divertindo em um ambiente festivo e que foi surpreendido com a má ação desse policial. Viemos para exigir uma resposta célere da Corregedoria da Polícia Militar do Estado do Piauí para que afaste esse policial, pois não é este o tipo de profissional que a sociedade precisa. Precisamos de uma polícia que proteja o cidadão e não uma que mate-o”, explicou Einstein Sepúlveda.

De acordo com o Diretor-Tesoureiro, o Secretário de Segurança e todo o seu corpo técnico estão analisando e vão apurar todos os fatos com o rigor necessário da Lei. “É preciso garantir ao policial o contraditório e a ampla defesa, mas a sociedade e a OAB Piauí espera uma resposta efetiva e enérgica, a exemplo de tantos casos que vemos na sociedade”, afirmou.

Durante a reunião, a Secretária-Geral Adjunta da CAAPI, Ravennya Moreira, enfatizou o respeito da OAB Piauí pela Polícia Militar e todas as autoridades que estão conduzindo o processo, tanto administrativo quanto judicialmente. “Manifestamos o nosso respeito, mas também viemos para cobrar a efetividade no processo disciplinar que será aberto. Pedimos e esperamos que ele seja afastado da instituição porque não representa a Polícia Militar. A OAB, enquanto vetor social, acredita que é inadmissível que um policial militar utilize de uma arma e munição do Estado, paga pela população, para deferir um tiro contra um cidadão de família”, garantiu.

“Aproveitamos o espaço para prestar nossas condolências a todos os familiares e amigos que estão passando por esse momento de dor e indignação causada por um policial que foi incorporado para proteger a população e não se voltar contra ela. Fica aqui o nosso pleito tanto à PM do Piauí quando ao Poder Judiciário para que dê mais celeridade a esses processos de julgamentos policiais que praticam essas ações contra a sociedade forma desqualificada e despreparada”, finalizou Ravennya.

O Secretário de Segurança, Fábio Abreu, afirmou que está acompanhando o caso de perto. “A Polícia Militar jamais comungará com esse tipo de acontecimento. Estamos apurando com todo o rigor não só esse caso, mas todos os casos que envolvem de pessoas inocentes praticados por policiais militares”, explica.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba