OAB-PI pede que sejam designadas prioritariamente de forma virtual as audiências de conciliação no CEJUSC

26 de setembro de 2022 às 18:26h

Integrantes das Comissões de Relação com o Poder Judiciário e de Processo Civil da Ordem dos Advogados do brasil (OAB), Seccional Piauí, reuniram-se com o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), juiz Virgílio Madeira Martins Filho. O diálogo sobre parcerias e ações institucionais ocorreu nesta segunda-feira (26/09).

Na oportunidade, os representantes da OAB apresentaram a proposta de elaboração de uma Circular pela Coordenadoria do Centro Judiciário, com o objetivo de que os juízes, ao designarem as audiências de conciliação, determinem em regra a feitura desses atos de forma virtual, corroborando com o disposto no art. 3º da Resolução 354/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pois nesta modalidade se facilita o acesso à Justiça e a celeridade do processo.

Quanto à iniciativa, o magistrado salientou que comunicará ao coordenador-geral do CEJUSC, juiz Dioclécio Sousa Silva, visando a elaboração do expediente proposto pela Seccional, que beneficia tanto a advocacia como a sociedade em geral.

AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS

As Comissões sugeriram ainda a criação de um novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) nas dependências do Juizado Especial da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

De acordo com o advogado Thiago Brandim, presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, a abertura do espaço proporcionará mais benefícios à sociedade, à advocacia e aos estudantes. “A ampliação dessas ações qualificam ainda os trabalhos institucionais, sobretudo com a contratação de mais servidores e a implementação de tecnologia para audiências virtuais”, destaca.

A advogada Olívia Brandão, diretora da Faculdade de Direito da UFPI, destaca a importância da parceria e afirma que irá empenhar esforços na conquista do Centro. “A parceria da OAB junto ao CEJUSC tem a função social de gerar grandes benefícios à sociedade. Por isso, iniciativas como essa têm o nosso total apoio e empenho”, cita a advogada.

ATENDIMENTOS INTERNOS

No decorrer do encontro, os integrantes das Comissões conheceram as instalações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), espaços 1º grau e 2º grau, este último apresentado pela mediadora judicial, Patrícia de Oliveira.

A OAB Piauí foi informada que as partes e advogados que desejarem conciliar no 2º grau devem requerer a mediação nos autos e/ou entrar em contato pelo número (86) 3218-0817. Um meio de facilitação da comunicação para celeridade dos feitos.

Além dos presidentes das Comissões de Relação com o Judiciário e Processo Civil, Thiago Brandim e Olívia Brandão, participaram os membros da CRPJ Luiz Cordeiro e Thiego Monthiere.