OAB-PI lança aplicativo com botão do pânico, apto a funcionar sem internet, para denúncias de violência doméstica

12 de março de 2024 às 11:14h

Na noite dessa segunda-feira (11/03), aconteceu o lançamento do aplicativo Guardiãs, ferramenta inovadora que possibilita que vítimas de violência doméstica guardem provas das agressões e realizem denúncias de forma rápida e segura, sem que os agressores percebam.

O aplicativo foi desenvolvido através de uma parceria das Comissões de Estudos sobre Porte de Armas para Advogados, Comissão de Apoio à Vítima de Violência, e Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, juntamente com o consultor em tecnologia, Kayo Sousa.

A Presidente da Comissão de Estudos sobre Porte de Armas para Advogados e embaixadora do projeto Guardiãs, Arielly Pacifico, destacou a importância da iniciativa.

“A partir de hoje, a sociedade teresinense, a piauiense e brasileira ganham um aplicativo que será instrumento para essa mulher em momentos de tensão, mesmo sem sinal de internet, acesse o o aplicativo, guarde provas fundamentais que incriminam o agressor e denunciem”, frisou.

COMBATE À VIOLÊNCIA

Já Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Beatriz de Sousa, pontuou os impactos que a ferramenta provocará no auxílio ao combate à violência.

“A gente vem desenvolvendo um trabalho para tentar diminuir esses casos de violência, ou pelo menos tentar acolher essa mulher e orientá-la no que fazer nos casos de violência. E todo mecanismo que vem para contribuir de alguma forma com esse trabalho é extremamente necessário para a nossa sociedade”, disse Beatriz de Sousa.

Já o consultor em tecnologia, Kayo Sousa, frisou o aspecto inovador do aplicativo lançado. “Usamos da tecnologia presente no mercado, como um reconhecimento facial, para identificar a emoção; como também o botão de pânico, que é acionado e envia a localização da vítima em tempo real. Temos uma aba para o registro de ocorrências, onde são registradas fotos, vídeos e conversas em tempo real. Então, é algo muito inovador ainda não há nada assim no mercado”, explicou.

PRESENTES

Conselheira Seccional – Beatriz de Sousa

Conselheira Seccional – Fernanda Amaral

Coordenadora Adjunta das Comissões – Adv. Lorena Corrêa

Átila Filho Deputado Federal

Brenda Carvalho – Diretora de Defesa Social – Secretária de Segurança Pública

Karla Berger – Secretária Municipal de Politicas Públicas para Mulheres

Nathália Figueiredo- Delegada de Feminicídio 

Delegada Bruna Verena Fontenele – Dir. Proteção à mulher e aos Grupos Vulneráveis

Procurador do Estado – Francisco Gomes Pierot Júnior

Procurador da APPM – Waldemar Fernandes

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba