OAB-PI entrega cestas básicas na Casa de Maria e Casa São José

28 de junho de 2023 às 14:16h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio das Comissões da Mulher Advogada e Promoção da Cidadania, entregou nesta quarta-feira (28/06) 40 cestas básicas para casas de acolhimento. Ao todo, foram 20 cestas doadas para a Casa de Maria (Lar de Maria) e 20 para a Casa São José, abrigo de idosos.

As cestas básicas foram arrecadadas no período do Arraiá da Advocacia, quando um ingresso cada membro da Ordem teve direito a dois ingressos mediante a troca unitariamente por um quilo de alimento não perecível.

A Presidente da Comissão de Promoção da Cidadania, Advogada Conceição Carcará ressalta a importância das instituições visitadas no desenvolvimento social.

“A OAB também é voltada para o social. Ela tem várias comissões que cuidam dos excluídos, das liberdades, contra maus-tratos, contra a homofobia. Essas doações foram direcionadas pelo Presidente Celso. Ele viu a necessidade e fez esse direcionamento, ele que escolheu as instituições. Estamos muito felizes”, destaca Conceição Carcará.

CASA DE MARIA (LAR DE MARIA)

O Lar de Maria ampara crianças portadoras de câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social, sempre acompanhadas por um responsável, vindas do interior do Piauí e de outros Estados durante o tratamento oncológico em Teresina. A Casa oferece hospedagem, alimentação, material de higiene pessoal, roupas, brinquedos, auxílio na aquisição de medicamentos, transporte e lazer.

“Estou extremamente sensibilizada. No momento que entrei já senti algo diferente. Queria agradecer a todos pelo grande trabalho desempenhado aqui. Digo grande porque só quem teve uma pessoa com câncer na família, que perdeu recentemente, sabe a importância desse trabalho. Isso é de grande importância e relevância altíssima para gente e toda sociedade”, pontua emocionada a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Beatriz Sousa.

A vice-diretora da Casa de Maria, Gracinha Andrade, convidou a sociedade a doar não só bens materiais, mas o próprio tempo para as crianças que são acolhidas no local.

“Não é só o material não. Podem vir um momento de recreação com as crianças, falar com a mãe, que está muito sofrida pelo o que está passando, dar um abraço, bom dia. Isso é valioso, tanto quanto uma cesta básica. Se tiver algo para trazer, tudo bem. Mas, se não tiver, venham nos visitar. E divulgue nosso trabalho”, pede Gracinha Andrade.

CASA SÃO JOSÉ

A Casa São José abriga idosos carentes e solidários, oferecendo a eles moradia, assistência material e espiritual. Para Wallyson Emanuel, coordenador da casa de acolhimento, muita gente ainda não conhece o trabalho da casa.

“Hoje estamos tentando trabalhar nas redes sociais para divulgar ainda mais nosso trabalho. Só temos a agradecer. Toda ajuda é muito bem vinda. As dificuldades são muitas. Mas Deus vai providenciar. Vocês venham com pessoas físicas no futuro e divulguem a casa”, destaca Emanuel.

A Conselheira Seccional, Advogada Juliana Oliveira, parabenizou aos coordenadores do projeto pela manutenção das casas. Para ela, uma coisa é ouvir falar das casas de acolhimento, outra é viver e sentir de perto o projeto.

“Isso faz toda diferença no nosso modo de pensar, de ver o próximo. E ver esse voluntariado: como é bonito esse voluntariado. Não tem interesse material, financeiro, mas interesses humanos. Olhar para seu próximo e sentir amor, compaixão e querer ajudar a pessoa. Isso que está faltando. Se nossa sociedade tivesse mais pessoas assim, hoje seríamos pessoas diferentes. Seríamos uma sociedade diferente. Parabéns pelo trabalho, pelo projeto e boa sorte.