OAB-PI é parceira no projeto “Alianças para Transformação Urbana” para desenvolvimento urbano sustentável no Residencial Edgar Gayoso

3 de outubro de 2022 às 17:46h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Direito Urbanístico, integra o projeto “Alianças para a Transformação Urbana”, que acontece simultaneamente em 5 cidades da América Latina. Em Teresina, o laboratório Urbana se desenvolve no Residencial Edgar Gayoso.

A presidente da Comissão, Bárbara Dantas, destaca que projetos de transformação urbana desempenham um papel importante em um momento em que o mundo busca qualificar as cidades em prol do meio ambiente e da saúde da população.

“Ter o WRI Brasil, que é um instituto qualificado em estudos e ações para florestas, cidades e clima desenvolvendo um projeto em nossa cidade é excelente. Teresina já está na rota do clima e estamos preocupados com o desenvolvimento urbano sustentável. O projeto catalizador está acontecendo no Residencial Edgar Gayoso”, pontuou a advogada.

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO

O projeto Alianças para Transformação Urbana busca envolver populações afetadas pela mudança do clima e pela falta de acesso a oportunidades para criar, testar e disseminar abordagens urbanas inovadoras na escala local. Cinco cidades da América Latina integram o projeto. No Brasil, Teresina e Recife foram selecionadas para desenvolver projetos catalisadores dessa transformação urbana em seus bairros.

“A Comissão de Direito Urbanístico da OAB-PI sente-se honrada em participar de um projeto tão importante para nossa cidade, e entende que é através da união desses diversos atores da sociedade civil e do setor público que seremos capazes de criar um valor compartilhado a longo prazo, e gerar um desenvolvimento urbano verdadeiramente sustentável”, ressaltou Bárbara Dantas.

No formato de Laboratório Urbano, o futuro sustentável desses lugares será decidido e implementado em conjunto pelos próprios cidadãos e o poder público. “As coalizões de atores que se desenvolvem aqui em Teresina e que buscam as transformações urbanas, reconhece que a mudança não pode mais ser responsabilidade de um único ator, organização, instituição ou setor. A mudança precisa de coalizões e movimentos de múltiplos atores, tanto do lado da demanda quanto da oferta, da inovação e da intervenção”, ressaltou.

APOIO

Bárbara Dantas destaca ainda a importância da participação da advocacia e da sociedade no projeto. “Estamos precisando de doações e toda ajuda é bem-vinda. Quem quiser conhecer mais o projeto e participar pode entrar em contato com a Comissão de Direito Urbanístico”, pontuou.

Com informações do WRI Brasil.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba