OAB contribui para ressocialização de custodiados com entrega de jogos e aulas de xadrez em penitenciária do Piauí

9 de agosto de 2022 às 18:03h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por meio de representantes da Comissão de Segurança Pública e Direito Penal, promoveu a entrega de tabuleiros e peças de xadrez, nesta terça-feira (09/08), na Cadeia Pública de Altos (CPA). A iniciativa integra o projeto de inserção de atividades que contribuem para a remição de pena de custodiados pela Justiça do Estado.

Em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado, foram arrecadados 56 tabuleiros de jogos educativos, nesta primeira etapa.

Yuri Cavalcante, presidente da Comissão de Segurança Pública e Direito Penal da OAB Piauí, ressalta que o projeto busca como ferramenta inovadora contribuir no processo de ressocialização dos presos no sistema penitenciário. “Estamos muito felizes com a idealização desta ação. A união dos esforços da OAB Piauí com outros órgãos tem tudo para dar certo em benefício da sociedade”, destaca.

AULAS PRESENCIAIS

O advogado acrescenta que o projeto tem um significado especial, pois o xadrez foi muito importante no seu desenvolvimento pessoal enquanto estudante e profissional. Yuri Cavalcante ministrará aulas aos custodiados.

“Conheci o xadrez aos 12 anos de idade. Na época, fui agraciado com um trabalho voluntário promovido por um professor aposentado em Campo Maior, por isso quero retribuir o conhecimento adquirido. Em conversa com o diretor Rafael Magalhães, me coloquei à disposição para dar aulas aos custodiados e dessa forma contribuir um pouco para a mudança de vida dessas pessoas. As aulas terão início já neste sábado”, pontua.

MUDANÇA DE VIDA

A advogada Shardenha Vasconcelos, Conselheira Seccional e coordenadora-adjunta das Comissões da Ordem Estadual, esteve representando a vice-presidência durante a entrega do material. Ela ressalta a importância do projeto.

“Queremos pôr em prática a ressocialização que está prevista na nossa legislação. Enquanto sociedade e instituição, oferecemos diversas atividades para que os custodiados aprendam algo novo e, consequentemente, tenham outra perspectiva de vida. A OAB está à disposição para todas as iniciativas que proporcionem melhorias aos detentos”, pontua.

PARCERIAS

O vice-diretor da cadeia pública de Altos, André Oliveira, afirma que existem poucas opções de atividades que possam qualificar a diminuição de penas na unidade. O membro da direção carcerária comenta a parceria institucional.

“Um projeto como esse busca oferecer a eles (custodiados) uma opção para ocupar o tempo e tentar mudar a mentalidade para que voltem ao convívio em sociedade, melhores do que entraram aqui na unidade”, diz.

Esteve contribuindo nas tratativas e entrega dos materiais, a secretária-geral da Comissão de Segurança Pública e Direito Penal da OAB Piauí, Artemisa Prado; e o juiz da 2ª Vara de Execução e Coordenador dos Presídios, Vidal de Freitas.

CONFIRA IMAGENS