III Seminário de Liberdade Religiosa reúne grandes especialistas para debater sobre intolerância e diversos temas da área

20 de novembro de 2020 às 18:38h

Promovendo mais um momento de capacitação para Advocacia e a sociedade piauiense, nessa quinta-feira (19), a OAB Piauí promoveu o III Seminário de Liberdade Religiosa. O evento aconteceu de forma virtual, por meio da plataforma on-line ZOOM e pelo canal oficial da Seccional no Youtube.

A mesa de abertura foi conduzida pelo Vice-Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Alexandre Ramos, que saudou os presentes e ressaltou a imensa satisfação em fazer parte da realização do evento. “É com muita alegria que iniciamos o nosso III Seminário de Liberdade Religiosa. Eu não poderia deixar de agradecer aos organizadores pelo empenho, dedicação e esmero na realização desse seminário que debaterá temas tão relevantes. Obrigado a todos”, ressaltou.

Em seguida, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, pontuou a importância do seminário para o público acadêmico, para a Advocacia e para a sociedade em geral. “Eventos como esse devem sempre acontecer, pois, em tempos de liberdade de expressão, fake news e discurso de ódio, esse tema nos faz refletir sobre sua relevância dentro da comunidade jurídica e social. Eu já tive a oportunidade de acompanhar as explanações de alguns do palestrante em outros eventos e garanto a vocês que esse seminário será bastante profícuo em matéria de conteúdo e de discussões relevantes para a nossa sociedade atual”, frisou.

A Coordenadora do evento, Secretária-Adjunta da Comissão de Liberdade Religiosa e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Jamylle Leite, destacou que “gostaria de agradecer a todos que aceitaram nosso convite para estarem conosco nessa tarde. É com muita honra e satisfação que a Comissão realiza mais um Seminário, que tem o intuito de disseminar conhecimentos para a toda a população”.

Quem também compôs a Mesa de Abertura foi a Presidente da Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (CAAPI), Andréia Araújo. Segundo ela, momentos como esses são importantíssimos porque no cenário atual em que o Brasil se encontra é fundamental e necessário falar sobre a liberdade e intolerância religiosa. “Momentos como esse são imprescindíveis para que nós tenhamos conhecimento de que respeitando o próximo, as decisões e a opinião do outro nós vamos esta evoluindo enquanto seres humanos”, disse.

O evento contou com quatro mesas que tiveram como palestrantes o Advogado e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), Thiago Rafael Vieira, que palestrou sobre “A ADO 26 e a criminalização da liberdade de opinião e seus reflexos na liberdade religiosa”; o Mestre em Teologia, Franklin Ferreira, que falou sobre “A idolatria do estado e a liberdade religiosa”; o Membro da Academia Nacional de Seguros e Previdência, Paulo Henrique Cremonese, que abordou “O estado laico e os símbolos religiosos em espaços públicos”.

A última mesa teve como palestrante o Pós-Doutor Marcus Paulo Rycembel Boeira, que falou sobre “Liberdade, permissão e proibição um olhar da lógica Deônica sobre a liberdade religiosa”. Além disso, o evento contou ainda com as contribuições dos (as) debatedores de mesa Eliane Oliveira (Professora Doutora); André Canuto (Engenheiro Civil); Milton Vasconcelos (Doutor em Ciências Criminais e Conselheiro Seccional); e Rafael Cortez (Presidente da Comissão OAB na Universidade da OAB Piauí).

As mesas foram presididas pela Conselheira Seccional da OAB de Pernambuco, Eliane Oliveira; pela Secretária da Comissão de Liberdade Religiosa, Priscylla Lustosa; pela Advogada Gabrielli Marina Lima; e pelo Vice-Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Alexandre de Almeida Ramos.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba