Diego Mendes, advogado e membro da Academia Parnaibana de Letras, participa do II SALAP e homenageia Celso Barros

13 de agosto de 2022 às 17:25h

O advogado e membro da Academia Parnaibana de Letras participou na tarde da última sexta-feira (12/08), de um bate-papo literário no II Salão do Livro do Advocacia Piauiense (SALAP).

Para ele, o evento é uma bela inciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) e de idealização de Celso Barros Coelho Neto, presidente da instituição.

“Monteiro Lobato dizia que um país é feito de pessoas e de livros. Então, fomentar a circulação de livros, fazer com que cheguem a um maior número de pessoas, é um ato de nobreza, é também um ato de coragem, sobretudo num país em que não se valoriza a cultura e o sentimento de pertencimento. Pertencimento é se sentir apto ao desenvolvimento, ao progresso, à democracia e à justiça”, declarou o escritor.

PRODUÇÕES LITERÁRIAS

Natural de Parnaíba, o membro do Academia Parnaibana de Letras destacou que vem da mesma terra do jurista Evandro Lins e Silva e do economista João Paulo dos Reis Veloso, de quem honrosamente passou a ocupar a cadeira de número 11.

“Eu trouxe dois livros recentemente publicados. O primeiro, intitulado Rosa Luminosa e outro, Peripandêmicos, com coautoria de mais quatro pessoas. Rosa Luminosa é o meu décimo primeiro livro de poemas, e conta com a ilustração de Paulo Moura. São poemas telúricos, míticos, místicos e misteriosos. É um encontro, a transcendência dessa arte, a palavra”, enfatizou o escritor.

HOMENAGEM A CELSO BARROS

No livro Rosa Luminosa, Diego Mendes homenageia Celso Barros Coelho Neto, através de um poema. “Na sessão telúrica, em que falo exatamente desse pertencimento, há um poema, o “Piauiense”, dedicado a Celso Barros Coelho Neto, por toda a representatividade que ele tem sobre o nosso Piauí. Nosso estado possui uma grandeza geográfica e humana e está muito bem representado por Celso Barros Neto, que inclusive tem uma origem genealógica, pois é neto de um grande jurista, pensador, filósofo e político: Celso Barros Coelho”, pontuou Diego Mendes.

Celso Barros Coelho Neto, agradeceu pela vinda do escritor ao II Salap e a homenagem prestada. “Fico muito feliz. Nosso intuito é de contribuir sempre, de alguma forma, seja para a advocacia ou para a sociedade em geral. A instituição está de portas abertas para receber e estimular as produções literárias locais”, finalizou o presidente da OAB-PI.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba