Comissões da OAB Piauí preparam campanha de inclusão social para o carnaval 2023

26 de janeiro de 2023 às 8:59h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por meio da Coordenação das Comissões Temáticas da Instituição, promoverá a Campanha “Carnaval Inclusivo 2023”. Dentre as pautas apresentadas, nesta quarta-feira (25/01), está o incentivo à criação de espaços nos bailes carnavalescos para pessoas com deficiência e autistas.

Daniela Freitas, vice-presidente da OAB-PI e coordenadora das Comissões Temáticas, ressaltou que a Ordem vai começar fazendo o dever de casa durante os festivais promovidos pela própria Instituição. A advogada detalhou as ações a serem desenvolvidas para que todos possam fazer parte da festa popular no mês de fevereiro.

“As coordenadoras adjuntas da vice-presidência estão elaborando medidas efetivas que garantam essa inclusão, junto à outras instituições, públicas e privadas, a inclusão do idoso, a inclusão das crianças, a inclusão dos autistas, a inclusão das pessoas com deficiência, a inclusão das pessoas com diversidade sexual, dentro do Carnaval”, explicou.

A vice-presidente da Seccional revelou que a proposta será levada à diretoria do Clube da Advocacia, com sede em Teresina, para implementação das ações de acessibilidade e garantias de inclusão do público alvo. “Faremos até uma eleição para a escolha dos reis e rainhas representantes destes grupos”, acrescentou Daniela Freitas.

PARCERIAS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

Para efetivação das atividades, a OAB irá formalizar parcerias com órgãos de fiscalização e de execução de bailes na capital. “Nós iremos buscar apoio do Ministério Público, para que possamos somar forças para que os eventos carnavalescos possam ocorrer além dos muros da OAB, nas escolas e em outros espaços públicos”, garante Daniela Freitas.

“Do mesmo modo, nós vamos nos juntar à Secretaria de Educação Estadual e à Secretaria de Educação Municipal, para nos informarmos como as escolas públicas estão realizando esses eventos, como os bailinhos de carnaval, para crianças, sobretudo, para as portadoras de necessidades especiais, para propormos e fazermos a sua inclusão. Crianças autistas são muito sensíveis a sons altos e nisto precisamos ter muita atenção”, acrescentou a advogada.

APOIO DA CAAPI

A secretária-geral da Caixa de Assistência da Advocacia (CAAPI), Ravennya Moreira, detalhou a iniciativa da instituição para a realização de um “bloco de carnaval” neste ano. Ela recebeu as propostas das Comissões e garantiu dar procedimento.

“Teremos um evento a ser realizado no Clube da Advocacia, com um espaço reservado às pessoas com deficiência e outro, às pessoas autistas. A CAAPI e a OAB têm o papel fundamental de proporcionar conforto e segurança, dentre outros meios de inclusão a todos os grupos”, afirmou.

Natália Cardoso, coordenadora-geral-adjunta das Comissões Temáticas da OAB, e Juliana Oliveira, conselheira seccional, também participaram das tratativas que visam fortalecer a campanha Carnaval Inclusivo 2023.

Também participaram da reunião e colaboraram na construção das propostas de inclusão social, Alison Lima, presidente da Comissão de Direito Desportivo; Lorena Corrêa, vice-presidente da Comissão de Direito no Trânsito; Marcus Vinícius, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência; Paulo Marinho, secretário-adjunto da Comissão do Autismo e Flávia Cunha, integrante da Comissão da Diversidade Sexual.