Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência emite parecer sobre paratleta piauiense impedida de embarcar em voo internacional

18 de fevereiro de 2023 às 10:01h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), vem a público repudiar o ocorrido com a atleta da Seleção Brasileira de Parabadminton, Auricélia Nunes Evangelista, que foi vítima de capacitismo ao tentar embarcar em voo rumo a uma competição internacional.

A vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, também membro da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, esclarece que situações assim não podem se repetir. “É uma pena que pessoas com deficiência sejam vistas como incapazes. Sempre buscamos ultrapassar os obstáculos que nos é colocado. Podemos até ter certa dificuldade com algumas atividades, mas não, inaptidão. Estamos sempre buscando soluções para os que os demais consideram como limitações, que na verdade, são nossas motivações, motivações de sermos melhor a cada dia”, pontua.

Marcus Vinícius Andrade Silva, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-PI, esclarece o que é o capacitismo. “É o preconceito contra a pessoa com deficiência, praticado por aqueles que as consideram inferiores ou incapazes de realizar alguma atividade específica. Sendo este comportamento um crime previsto no artigo 88 do Estatuto da Pessoa com Deficiência/Lei Brasileira de Inclusão (lei nº 13.146/2015)”, explica.

Entenda o caso:

A paratleta piauiense Auricelia Nunes Evangelista, integrante da Seleção Brasileira de Parabadminton, foi impedida de embarcar sozinha em um voo da Latam no Aeroporto Internacional de Aracaju na madrugada da última quarta-feira (15).

Mesmo após ter se identificado como paratleta acostumada a viajar sozinha há mais de seis anos, Auricelia Nunes afirma ter sido ignorada pelo funcionário da empresa, que reafirmou a necessidade dela ter um acompanhante para seguir no voo.

A situação só foi resolvida após um outro funcionário da companhia aérea sair do seu setor e conversar com o “chefe de cabine”. Após o impasse, Auricelia Nunes conseguiu embarcar e seguir viagem para São Paulo.