Comissão da OAB-PI reúne-se com representantes da SEMEC e solicita acompanhamento especializado para alunos com autismo

29 de setembro de 2022 às 18:34h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por meio da Comissão de Defesa do Direito das Pessoas com Autismo, reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) nesta quinta-feira (29/09). O objetivo do encontro foi discutir sobre a educação inclusiva e o acompanhando especializado.

Daniela Freitas, vice-presidente da OAB Piauí, destacou pontos analisados. “Queremos saber quais são as ações, quais são os planejamentos, como a secretaria está coordenando as ações inclusivas das crianças com autismo na rede municipal de educação. A OAB-PI quer agregar valor, quer trazer a experiência e andar de mãos dadas com essa secretaria”, afirmou.

A presidente da Comissão de Defesa do Direito das Pessoas com Autismo, Mirna Mouzinho, ressalva que os alunos têm direitos que precisam ser garantidos. “Os alunos autistas precisam de um acompanhamento específico com auxiliares preparados para atender as necessidades de cada um. Estamos na SEMEC para apresentar as denúncias que a Comissão recebeu, solicitar providências e fortalecer essa parceria”, pontuou.

“Sabemos que de acordo com a lei, esses alunos devem ser incluídos com o devido acompanhamento especializado. Fomos prontamente atendidos pela equipe da SEMEC e eles demonstraram, através de análise de dados, que todos os casos já estão sendo atendidos e os que vierem a acontecer serão atendidos o mais breve possível”, afirmou a vice-presidente da Comissão, Danyella Torres.

AÇÕES DA SEMEC

A chefe da Divisão de Educação Inclusiva da SEMEC, Amanda Kárdia, informa que a rede municipal possui cerca de 1400 alunos autistas. “Apresentamos nosso projeto de acompanhamento pedagógico e de formação dos profissionais em uma perspectiva inclusiva. Essa formação é um trabalho inovador na rede. Sabemos que uma das maiores dificuldades é o treinamento do professor, que desde a graduação deixa a desejar nessa parte de inclusão. A nossa intenção é fazer com que essa articulação pedagógica aconteça” ressaltou.

O secretário executivo da SEMEC, Cleiton Carvalho, destaca que a secretaria está ciente de todas as denúncias e está tomando providências. “Realizamos recentemente um mutirão com mais de 1200 candidatos e todas as vagas para acompanhantes foram preenchidas. Eles passarão por formação e serão encaminhados para as escolas”, afirmou.

Cleiton Carvalho acrescenta ainda que Teresina é uma das poucas capitais que possui um Centro de Atendimento Multidisciplinar (CEMAM). “A criança vai ter um acompanhamento que vai até o final da vida escolar dela. Nós temos percebido um aumento na demanda dos casos de autismo e trabalhamos para conseguir atender a todos com base nos dados que nós recebemos”, destacou.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba