Comissão da OAB-PI integra o Comitê Estratégico do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa da SEDUC: “A meta é o aperfeiçoamento”

5 de abril de 2022 às 14:44h

Representantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, participaram da primeira reunião com o Comitê Estratégico do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa. O encontro aconteceu na última sexta-feira (01/04). O programa é realizado pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC).

A pauta do encontro foi a exposição da pesquisa inédita intitulada “Conhecimentos, atitudes e práticas sobre alfabetização no Piauí”. O Instituto Datafolha e a Associação Bem Comum (ABC) foram os responsáveis pela realização da pesquisa. Além disso, também houve a apresentação das ações que estão sendo implementadas em 2022 pela Coordenação do projeto.

O PRO Alfabetização é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para criação, em regime de colaboração com os municípios, de uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa. O objetivo é garantir as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, dominando as competências para alfabetização.

AÇÕES DE APERFEIÇOAMENTO

A representante da Comissão, advogada Nayra Fernandes, afirma que esse encontro foi de grande importância para o aperfeiçoamento das metas.

“O Comitê foi criado para garantir a participação permanente de órgãos estratégicos visando o constante aperfeiçoamento do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa. A participação da OAB-PI nesse processo é importante para o melhoramento destas ações, como forma de minimizar os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19 na aprendizagem das crianças e adolescentes”, destacou.

Para o advogado Rogério Almeida, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, os esforços e a união dos diversos setores da sociedade se faz cada vez mais necessário para efetivar a alfabetização das crianças no estado do Piauí. “O intuito é que as crianças aprendam de fato o que está sendo ensinado pelos professores e que saiam da escola com o processo de aprendizagem concluído na idade certa”, frisou o advogado.

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