CEJA aprova Campanha de Valorização da Jovem Advocacia e empossa a primeira Ouvidora Jovem da OAB Piauí

4 de fevereiro de 2020 às 21:24h

Nessa terça-feira (03), o Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) reuniu-se em Sessão Ordinária, no Plenário “Evandro Lins e Silva”, para a apreciação de pautas que visam à valorização da jovem Advocacia Piauiense. A Sessão foi conduzida pela Presidente do Conselho, Bianca Monte, e prestigiada pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

Na oportunidade, esteve em destaque o lançamento da campanha em defesa do Piso Salarial da advogada e do advogado empregado, que será difundida no âmbito do Poder Judiciário e nos escritórios de advocacia do Estado.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Neto, destacou que é importante informar e esclarecer a Advocacia em relação ao piso salarial do advogado e advogada empregada que é um direito que precisa ser respeitado.

“A valorização do Piso Salarial do profissional empregado é de suma relevância na vida da Jovem Advocacia. Por meio da Campanha poderemos cobrar, conscientizar e fazer com que a Lei seja cumprida em benefício daqueles que trabalham de acordo com todos os requisitos previstos na legislação trabalhista. A ação está sendo desenvolvida por meio da nossa Coordenadoria de Valorização do Piso Salarial e, a partir de agora, daremos ampla divulgação”, ressaltou a Presidente do CEJA, Bianca Monte.

Ainda durante a Sessão, foi empossada como Ouvidora Auxiliar, a conselheira Luíza Virgínia Macedo Sales, que assume como a primeira Ouvidora Jovem da OAB Piauí. Em seu discurso, a mais nova Ouvidora do CEJA, destacou o compromisso junto à Classe e a disposição em atuar na Ouvidoria a fim de captar os interesses da jovem advocacia e dar maior resolutividade possível.

Para a Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Franklin, a posse da nova Ouvidora Jovem faz parte do plano de ação da Ouvidoria da OAB Piauí que visa expandir as atividades buscando democratizar a ligação entre a advocacia, a sociedade e a instituição.

“Pretendemos que a Ouvidoria se ramifique em diversas searas da advocacia, pensando tanto no papel conciliatório e disciplinar, quanto na ampliação do canal de comunicação entre a sociedade, a Advocacia e a nossa instituição. Estamos investindo no fortalecimento da Ouvidoria, como canal de acesso e de resolução das questões que envolvem a OAB Piauí. Dessa forma, a mais nova Ouvidoria Jovem facilitará o atendimento das demandas da jovem advocacia, que serão conduzidas por meio da voz de uma jovem advogada. Isso é relevante e visa fortalecer o acesso da advocacia e da sociedade junto à OAB Piauí”, frisou.

Ao final, o Conselho decidiu, por unanimidade, pela aprovação da criação de um banco de petições, proposição do conselheiro Rômulo Quaresma e relatoria do Conselheiro Cristóvão Alencar.

Também integraram a Sessão Ordinária, o Tesoureiro- Geral da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda; a Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Franklin; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, Dalva Fernandes; o Presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB Piauí, Santhiago Holanda; o Secretário-Geral e o Secretário-Adjunto do CEJA, Kaio Sampaio e Sérgio Motta, respectivamente.