Após solicitação da OAB-PI, CAIXA aumenta atendimentos e otimiza prazos de recebimento de RPVs e Alvarás

18 de julho de 2022 às 20:18h

A vice-presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, advogada Raylena Alencar e representantes da Associação dos Advogados Previdenciaristas do Piauí, estiveram reunidos, nesta segunda-feira  (18/07), no prédio da Caixa Econômica Federal.

O principal tema da reunião foram as solicitações de expansão e agilidade no atendimento aos operadores do Direito e à população em geral nas agências da CAIXA de todo o estado do Piauí. Raylena Alencar, vice-presidente em exercício da OAB-PI, declarou que as instituições sempre mantiveram um bom diálogo.

“Frequentemente pedimos melhorias, tanto para os advogados, como para a sociedade como um todo. Com o ágil retorno da CAIXA, conseguimos avançar nos atendimentos dos advogados na capital e no interior. Especificamente falando sobre a advocacia previdenciária, vai haver um reforço no pedido de celeridade no pagamento das RPVs.”, informou.

A vice-presidente em exercício, Raylena Alencar, ao expor casos específicos, levou demandas pontuais de regiões do estado para o aprimoramento nos atendimentos.

Foi discutido também o recebimento por advogados de Requisições de Pequenos Valores (RPVs). Assim como, solicitado o aumento do número de funcionários no período de pagamento.

DEMANDAS DO INTERIOR

O advogado e conselheiro Seccional da OAB-PI, Wilson Spíndola, levou reclamações das comarcas de Campo Maior e Piracuruca. “Há muitas pessoas que não possuem carro e que precisam se deslocar para outras cidades para confirmar a documentação necessária para o recebimento de pagamentos, o que demanda mais tempo para tal”, mencionou.

SOLICITAÇÃO DOS PREVIDENCIARISTAS

Os representantes da Associação dos Advogados Previdenciaristas do Piauí (AAPP), os advogados Alexandre Costa e Patrícia Ribas, também participaram da reunião.

Patrícia Ribas, presidente da AAPP, destacou que a Associação veio reivindicar a pauta previdenciária.

“Queremos mais agilidade no pagamento das RPVs para que a sentença dos magistrados, que estão vindo com força de título executivo judicial, seja postada no sistema da CAIXA, para que o advogado apenas em posse da Procuração possa receber o pagamento. Em breve, será feito um ofício para isso seja possível”, relatou Patrícia Ribas.

MAIS CELERIDADE

O superintendente de redes da Caixa, Raul Gomes, dispôs-se a buscar soluções para os pleitos da advocacia.

“Temos uma expectativa de reforço de pessoal, no período de pagamento das RPVs, já para o próximo mês. Nossa meta é direcionar mais funcionários especializados para esse tipo de atendimento, com o intuito de cumprimento de prazos. Queremos que não haja demora para os advogados. Nossa diretoria está sempre em parceria com a OAB-PI, com as portas sempre abertas para ouvir as solicitações e melhorar os nossos serviços junto à classe e à sociedade. Muita coisa tem sido realizada com a interferência da diretoria da OAB-PI”, frisou.

A OAB-PI está sempre atenta às demandas da classe e da sociedade, e age no sentido de facilitar a atuação dos advogados e advogadas, em prol de todos os que buscam seus direitos através da advocacia.