Após ofício, a OAB Piauí recebe representantes da Equatorial para debater sobre queda de energia em Teresina

11 de janeiro de 2021 às 16:12h

Em resposta ao Oficio 002/2021, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, recebeu os representantes da Diretoria da Equatorial Piauí Distribuidora de Energia, na manhã desta segunda-feira (11). O encontro aconteceu em razão das ocorrências geradas pelo temporal que afetou a rede elétrica em parte da capital, no dia 31 de dezembro de 2020, deixando alguns bairros sem o fornecimento de energia elétrica por mais de 70h.

Por meio do ofício enviado no início de janeiro deste ano, a OAB Piauí, além de solicitar informações a respeito do que estava sendo feito em prol do fornecimento de energia, requereu ainda informações quanto ao canal de atendimento entre a Equatorial Energia e os consumidores lesados para eventuais reclamações.

Para o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, a atuação da Equatorial precisa ser de prevenção para que o pior possa ser evitado, assim como o que ocorreu no dia 31. “Estivemos em reunião com os representantes da Equatorial para compreendermos os planos de ações que irão ser desenvolvidos sobre o fornecimento de energia elétrica na capital. A OAB Piauí, juntamente com a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, ouviu atentamente o que será feito para minimizar os transtornos causados com a falta de energia. Acreditamos ser necessário um trabalho de conscientização, como, por exemplo, de podas de árvores, para que situações como essa não venham ocorrer no futuro, consequentemente, que a população não se prejudique ainda mais”, ressaltou o Presidente.

De acordo com o Presidente Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Geofre Saraiva, as ações precisam ser implementadas para não ferir ainda mais os direitos dos consumidores. “É extremamente necessário estarmos aqui reunidos para entender o que já está sendo implantado pela Equatorial e que visa amenizar, a cada um dos consumidores, os transtornos causados com o rompimento do fornecimento de energia elétrica. Essas situações não podem se repetir para que os consumidores não voltem a ser penalizados”, frisou.

Sobre o ocorrido no dia 31, os representantes da Equatorial informaram que foi um evento de grande intensidade, se tornando o pior nos últimos 20 anos. Para isso, a empresa acionou o plano de contingência para tentar reverter a situação. Além disso, em sua apresentação, a Equatorial informou que neste ano, aproximadamente R$ 45 milhões serão investidos em projetos para aprimorar a rede de distribuição com a densa vegetação da região metropolitana.

“Falamos não só sobre o evento que aconteceu no final do ano de 2020, mas também trouxemos tudo aquilo que foi feito nesses dois anos de gestão da Equatorial para que a sociedade saiba como estamos nos preparando ao longo desse tempo. Trabalhar com energia elétrica é cruzar com a vida de muitas pessoas, é levar saúde e desenvolvimento. Não medimos esforços durante esse período. Nós não estamos confortáveis e também não estamos parados”, destacou Denis Alfredo, Gerente de Operações.

O Gerente de Relacionamento com o Cliente, Luiz Carlos Cardoso, falou sobre o comprometimento da empresa com o cidadão. “Temos um cuidado e compromisso muito grande com a máxima continuidade da qualidade do fornecimento de energia. Em condições normais, temos operado de forma satisfatória. Em condições contingenciais, tudo fica bem mais desafiador, mas reforço que nos pautamos pela Legislação do Setor Elétrico, nas condições gerais de fornecimento”, disse.

“Fizemos questão de não responder o ofício para que não ficasse apenas uma resposta vaga e seca, mas de vir até aqui porque acreditamos que, dessa forma, pudéssemos sanar todas as dúvidas e apresentar todo o contexto, dar uma satisfação para a sociedade, não só do ocorrido no dia 31, como também durante esse período de 2 anos em que a Equatorial assumiu o fornecimento da energia”, finalizou um dos Advogados da empresa, Danilo Nogueira.

Registrou-se também a presença dos demais Advogados da Equatorial Marcos Cardoso e Thiago Sá.