Primeira semana da Imersão em Gênero, Questões Étnicas/Raciais e Lei Maria da Penha discute temas relevantes sobre violência de gênero e racial

24 de agosto de 2020 às 12:20h

A OAB Piauí, por meio das Comissões de Apoio à Vítima de Violência, da Diversidade Sexual e da Mulher Advogada, concluiu a primeira semana do evento virtual “Imersão em Gênero, Questões Étnicas/Raciais e Lei Maria da Penha”, que segue até o dia 29 de agosto, contando com 12 módulos de discussões.

Transmitida pela plataforma Zoom, a Imersão tem o objetivo de humanizar a rede de proteção e atendimento a vítimas de violência. “Durante esses treze dias, estamos fomentando a discussão e o desenvolvimento profissional da Advocacia. Acreditamos que, por meio de boas práticas, incluindo atitudes baseadas na crítica, reflexão, ética e humanização, poderemos atuar melhor em casos de violência”, explicou a Presidente da Comissão de Apoio à Vítima de Violência e Coordenadora do evento, Alba Vilanova.

“Nós queremos trazer essas discussões a fim de tirarmos propostas para melhorar a vivência das mulheres em todos os âmbitos da sociedade. Convidados profissionais de diversas áreas justamente para trazermos essa discussão porque cada uma delas traz a sensibilidade para melhorar a vida das mulheres em situação de violência. Acreditamos muito na revolução que o conhecimento traz”, pontuou a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dalva Fernandes.

Foram convidadas a contribuir com debates da primeira semana de Imersão as mentoras Alynne Patrício (Vice-Presidente da OAB Piauí e Defensora Pública), Joice dos Santos (Psicóloga e Psicanalista), Maracélia Oliveira (Advogada Criminalista), Débora Prates (Advogada e Presidente da Comissão da Mulher do IAB), Lia Medeiros do Carmo Ivo (titular da 1° Defensoria Pública da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Teresina), Dalva Fernandes (Presidente da comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí), Lailma Teles (Presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB Piauí), Joseane Borges (Assistente Social e Gerente de Enfrentamento a LGBTfobia da Superintendência de Direitos Humanos da SASC) e Camilla Doudement (Especialista em Direitos Humanos e Educadora Popular).

Ao longo da semana, as palestrantes abordaram diversos temas, entre eles “Uma Nova Consciência. Comunicação Próspera”, “Noções de empatia e atendimento às clientes mulheres e suas demandas”, “Interseccionalidade e direitos humanos”, “Autoestima Salva Vidas” e “A Lei nº 11.340/06. Do inquérito policial a medidas protetivas de urgência”, “A violência sexual nas relações domésticas”, “Medidas integradas de prevenção e assistência à pessoa em situação de violência doméstica e intrafamiliar” e “A aplicabilidade da Lei Maria da Penha em uniões homoafetivas”.

A Presidente da Comissão da Diversidade Sexual, Lailma Temes, destacou a importância de espaços para as discussões a cerca da violência contra a mulher, com atenção a mulher trans que ainda precisa lutar por seu espaço na sociedade.

“Queremos sempre trazer esses temas a respeito da LGBTfobia que ainda é realidade em nossa sociedade, apesar de já ser enquadrada como crime. Discussões como essa traz à tona diversos preconceitos que estão enraizados em nossa sociedade e, por meio de tantas profissionais,elaborarmos medidas para lutarmos, juntas, contra todo tipo de preconceito e punindo, de acordo com nossa legislação, os crimes contra a comunidade LGBT”, finalizou.

Confira a programação da segunda semana de Imersão:

 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba