Primeira aula do Ciclo de palestras Diálogos da Cultura da Paz aborda sobre Justiça Restaurativa

1 de junho de 2021 às 16:54h

Nessa segunda-feira (31), a OAB Piauí promoveu a primeira aula do Ciclo de palestras Diálogos da Cultura da Paz. O evento online foi ministrado pelo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Georges Cobiniano, que falou sobre Justiça Restaurativa. O segundo dia de encontro será realizado no dia 28 de junho, das 16h às 17h30, com transmissão no Youtube da OAB Piauí. As inscrições ainda estão disponíveis pelo site da ESA Piauí.

A formação contou com moderação da Presidente e da Vice-Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB/PI (CJRDS), Ana Betina Costa e Viviane Moura, respectivamente, e do Coordenador do Núcleo de Práticas Restaurativas da CJRDS, Rogério Almeida.

Durante o curso, Georges Cobiniano, que é também Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa e Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFPI), comentou sobre o modelo de justiça restaurativa adotado no Estado, que segue a orientação do Conselho Nacional de Justiça. “O que a Justiça Restaurativa traz não é a questão de vencer ou ser vencido, mas das pessoas saírem transformadas [dos centros penitenciários].”

No próximo dia 28 de junho, a palestra será sobre Mediação Familiar Sistêmica, tema que será tratado pela Advogada Marianna Moraes Prezia, que é também Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB Poços de Caldas; Consteladora Familiar; Mediadora Sistêmica; Facilitadora de Constelações Familiares e Cosmic Power; Docente na Pós-Graduação de Leis Sistêmicas (PUCMINAS); Presidente e Coordenadora do Grupo de Estudos da Comissão de Direito Sistêmico – Subseção de Poços de Caldas – MG; Autora da obra “Mediação Sistêmica Familiar: as Constelações Sistêmicas Familiares como nova abordagem de transformação dos conflitos no judiciário” e co-autora de “ Direito 4.0: Inovação na Resolução de Conflitos”.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba