Outubro Rosa: OAB Piauí promove debate com especialistas da saúde sobre a importância da prevenção

28 de outubro de 2020 às 13:04h

“Outubro Rosa – Uma discussão necessária que salva vidas” foi tema do evento realizado na noite dessa terça-feira (27) pela OAB Piauí, por meio das Comissões da Mulher Advogada (CMA) e de Direito da Saúde, em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA Piauí). O evento aconteceu na Plataforma Zoom e foi transmitido pelo canal oficial da ESA no Youtube.

A abertura do evento foi conduzida pela Presidente da CMA, Dalva Fernandes, que agradeceu o apoio e a dedicação de todos os envolvidos, ao tempo em que reforçou a importância dos debates para as mulheres. “Enquanto Presidente da Comissão, me sinto super honrada em estar promovendo ações pelo Outubro Rosa, pelo segundo ano consecutivo, nesse momento tão importante em que o mundo inteiro se sensibiliza com o problema do câncer de mama e de ovário”, declarou.

A Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, enfatizou as ações promovidas em 2020 pela Seccional em prol da causa. “A OAB Piauí se esforçou bastante em chamar atenção da sociedade para a importância do Outubro Rosa, das campanhas informativas, da prevenção e do autocuidado que as mulheres precisam ter. Nós criamos um filtro para o Instagram, realizamos a campanha do Laço Rosa na sede em Teresina, algumas Subcomissões realizaram atividades nas Subseções, realizamos campanhas informativas sobre os direitos da mulher com câncer de mama, além desse grande evento encerrando com chave de ouro”, enumerou.

Élida Franklin, Ouvidora-Geral da OAB Piauí e Conselheira Seccional da OAB Piauí, reforçou a importância das ações e dos debates promovidos durante o evento. “Esta não é uma festa rosa, mas um motivo de compreensão, educação e atenção com a saúde da mulher que, muitas vezes, é renegada a um segundo plano”, destacou.

“Políticas Públicas e o câncer de mama”, “Como Prevenir o Câncer de Mama”, “Saúde Mental – Pacientes e Familiares” integraram a programação do evento, que teve como palestrantes o Médico Mastologista, Luiz Ayrton; a Ginecologista e Obstetra, Débora Mouras; e a Psicóloga Clínica, Edikamila Sobrinho.

Mediaram as palestras a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício; a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin; o Advogado Esdras Alves Freitas; a Secretaria da CMA, Adélia Marcya Barros; e as graduandas de Direito e membras da Comissão OAB na Universidade, Amanda Moura e Liana Silva.

Fechando a programação do evento, os participantes acompanharam os depoimentos feitos por Silvane Barbosa e Valda Fontinele, que enfrentaram o câncer de mama e superaram a doença. Silvane contou seu processo, desde o descobrimento da doença, em que toda a família foi abalada, até as dificuldades durante as sessões de quimioterapia, a queda de cabelo e a cirurgia de mastectomia.

“Quando minha família soube, me deu o maior apoio. Eles são meu porto seguro, sempre estiveram comigo. É muito difícil sair da sala de cirurgia e saber que sua mama foi retirada. A gente sempre tem medo de voltar, mesmo fazendo exames de seis em seis meses. Mas a fé que eu tenho é muito grande e foi uma bênção saber que eu fiquei curada”, declarou.

Valda também compartilhou sua história e destacou bons hábitos de alimentação e exercícios físicos como pontos essenciais na prevenção e no tratamento do câncer de mama. “Foi um aprendizado para mim, saber como a boa alimentação e praticar atividades são importantes. O processo é longo e muito doloroso, mas sempre tenham fé e força de vontade”, aconselhou.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba