OAB Piauí realiza Audiência Pública na Subseção de Floriano sobre o Judiciário Estadual

3 de dezembro de 2020 às 19:44h

Nesta quinta-feira (03), a Advocacia de Floriano participou de uma Audiência Pública promovida pela OAB Piauí. A Audiência ocorreu na sede da Subseção da OAB de Floriano e foi conduzida pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, e contou com a presença do Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão; o Presidente da Subseção, Leonardo Cabedo; o Conselheiro Seccional, Marquel Paiva; a representante da Esa Piauí, Marenize Leite, o Ex-Presidente da Subseção, Astrobaldo Costa; o Controlador Geral do Município, Arnaldo Messias; o Diretor do TJ-PI, José Wilson, além e Advogados e Advogadas que militam na Comarca e região.

Na ocasião, foram debatidos diversos temas, além de colher as informações sobre a prestação jurisdicional na cidade de Floriano e nas demais unidades judiciárias da região.

Segundo o Presidente Celso Barros Coelho Neto, a audiência oportunizou um momento de fala para que todos os(as) Advogados(as) pudessem externar seus maiores impasses com a prestação jurisdicional. “Aqui, pudemos ouvir nossos colegas de profissão em relação ao funcionamento da Justiça e as expectativas com o novo Fórum. Nosso intuito foi possibilitar um amplo diálogo para que representante do Tribunal pudesse colher todas as informações necessárias e, posteriormente, levá-las ao TJ. A OAB Piauí também se coloca à disposição para cobrar as melhorias que possam contribuir para o pleno acesso à Justiça”, destacou o Presidente.

Leonardo Cabedo, Presidente da Subseção de Floriano, esclareceu sobre as principais reclamações. “A Advocacia relatou sobre a mora do Judiciário, bem como solicitou a marcação de audiência nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais – JECC, redução nas custas judiciais, melhor atendimento no recesso do Judiciário Piauiense e monitoramento do tempo de despachos e sentenças via sistema. Por fim, solicitamos ainda uma nova Sala da OAB no novo Fórum da cidade”, pontuou.

O Diretor do TJ-PI, José Wilson, destacou que a Audiência foi uma oportunidade importante para ouvir as considerações da Advocacia. “Os Advogados(as) apresentaram as informações de algumas experiências que eles consideraram como exitosas, como as unidades judiciárias que se destacaram na prestação jurisdicional e também apresentaram as reclamações e sugestões do melhor aparelhamento do poder judiciário. Ouvimos e iremos preparar o relatório para mandar para a Presidência e para a Corregedoria, assim que concluirmos as demais Comarcas”, disse.

De acordo o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão, “muitos colegas apresentaram suas ponderações acerca das dificuldades vivenciadas no sistema de Justiça estadual, nas cidades abrangidas pela Subseção e apresentaram inúmeras sugestões para a correção de tais incongruências, sempre visando uma melhoria da prestação jurisdicional para a sociedade e para a Advocacia”, frisou.

A Subseção de Floriano também sediou a entrega de 12 certificados de conclusão do Curso de Mediação e Arbitragem e 12 certificados da conclusão da Pós-Graduação em Processo Civil da ESA Piauí. Por fim, A OAB Piauí também realizou uma visita institucional ao Prefeito de Floriano, Joel Rodrigues da Silva.

 

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba