Núcleo de Práticas Restaurativas Sistêmicas da OAB Piauí encerra primeira atividade com resultado positivo 

12 de março de 2021 às 11:49h

A OAB Piauí, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa, encerrou sua primeira atividade de práticas restaurativas em conflitos judicializados. Com o objetivo de resolver suas questões através de diálogo, as partes do conflito judicializado de família da 1ª Vara da Infância e Juventude do TJ-PI foram convidadas em audiência a participar voluntariamente das Práticas Restaurativas Sistêmicas. O Núcleo é integrado à Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da Seccional (CJRDS).

As partes discutiam a guarda, convivência e pensão alimentícia dos filhos, com reclamações de alienação parental, ameaças e maus tratos, distribuídos em outros processos judiciais e registros de Boletins de Ocorrência.

As atividades se iniciaram em novembro de 2020 e encerraram no dia 11 de março de 2021, desenvolvidas por meio de reuniões circulares e constelações sistêmicas em três etapas (pré-círculo individual, círculo restaurativo e acompanhamento dos resultados), no qual todos foram protagonistas e assumiram suas responsabilidades. Participaram as pessoas envolvidas, familiares e representantes da comunidade.

O Coordenador do Projeto e Advogado Sistêmico, Rogério Almeida, falou da honra em fazer parte desse projeto pioneiro na OAB Piauí. “Finalizamos essa atividade acompanhados da Co-Facilitadora, Deusa Miranda, e com a Professora e Advogada
Representante da comunidade, Juliana Paz, de forma bastante exitosa, um marco na advocacia piauiense. Ao final, todos saíram da atividade reconciliados e confiantes que conquistaram a paz, dando fim ao conflito que perdurava por muito tempo”, comemora.

Segundo a Presidente da (CJRDS), Betina Costa, “o projeto lança um olhar mais humanizado para o conflito e como ele acontece e repercute na vida dos envolvidos, auxiliando-os a encontrar a solução eficiente e duradoura para suas vidas. O papel dos facilitadores com a Constelação Familiar e com os Círculos Restaurativos promove a consciência dos envolvidos acerca das dinâmicas conflituosas, abrindo a percepção para novas formas de agir que contribuem para o bem-estar de todos e, assim, a reconciliação. Possibilitar esse olhar ao jurisdicionado é concretamente realizar a finalidade primordial do Direito: Pacificação social”, disse.

Para participar das atividades do Núcleo de Práticas Restaurativas Sistêmicas, o Advogado que tenha um conflito de família judicializado pode se dirigir à Coordenação das Comissões da OAB Piauí para se inscrever.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba