Jacinto Miranda Coutinho ministra Aula Magna da Pós-Graduação gratuita* em Advocacia Criminal

20 de setembro de 2021 às 17:46h

Com o tema “Advocacia Criminal na Contemporaneidade”, foi realizada, na última sexta-feira (17), a Aula Magna da Pós-Graduação em Advocacia Criminal, oferecida para a Advocacia por meio de parceria entre a OAB Piauí e a OAB Maranhão. A Aula foi ministrada pelo professor Jacinto Miranda Coutinho com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom e pelo Youtube da ESA Maranhão.

A OAB Piauí foi pioneira em oferecer especializações gratuitamente para a Advocacia e, durante a pandemia, disponibilizou duas Pós-Graduações gratuitas, oportunidade em que mais de 4 mil Advogados(as) de Norte a Sul do Estado foram capacitados. Agora, o modelo de educação foi expandido para outros estados, a exemplo do Maranhão.

Durante a abertura, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros, ressaltou o valor do projeto das pós-graduações para a comunidade jurídica piauiense. “É um grande desafio para a OAB Piauí e a OAB Maranhão proporcionar, de maneira universal e democrática, a cultura da Advocacia nestes dois estados. Temos, no Piauí, alunos de norte a sul que estão concluindo pós-gratuitas e isso é um grande avanço, pois muitos não teriam condições de se qualificar, principalmente neste período de pandemia”, lembrou o presidente.

Jacinto Miranda Coutinho é Advogado, professor titular de Processo Penal da UFRP e do Mestrado e Doutorado da PUCRS. Além disso, é membro da Comissão de Juristas do Senado Federal que elaborou o Anteprojeto do CPP.

Em sua apresentação, Jacinto Miranda Coutinho parabenizou a iniciativa do projeto entre a OAB Piauí e da OAB Maranhão em investir no conhecimento e destacou os pontos abordados durante a Aula Magna. “O convite que me foi feito é muito honroso. Vamos falar sobre um tema específico, que é a Advocacia Criminal na Contemporaneidade. Vou pontuar alguns temas e mostrar que é imprescindível uma ligação entre teoria e prática para o exercício da profissão nesta área”, explicou.

Para o Presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, o projeto das Pós-Graduações engradece a Ordem dos Advogados do Brasil, levando capacitação em massa e de maneira democrática para dois estados irmãos. “Fico muito feliz em estar participando deste momento histórico. Atingimos o objetivo de democratizar a capacitação da Advocacia com essa pós gratuita, com a qualidade dos palestrantes e professores que irão participar”, declarou.

Também presente na aula virtual, o Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda destacou a importância da capacitação dos Advogados(as) através das pós-gratuitas. “Temos que apostar na capacitação dos nossos colegas, estejam eles aonde estiverem, em todos os municípios do Maranhão ou Piauí. O professor Jacinto Miranda Coutinho nos brinda com essa Aula Magna, compartilhando conhecimento com a Advocacia. A qualificação dos nossos Advogados (as) é um caminho para o exercício de uma profissão mais digna, ética e valorizada”, disse.

O Diretor de Pós-Graduação da ESA Piauí, Aurélio Lobão, parabenizou os esforços da OAB Maranhão com a OAB Piauí em priorizar a educação dos colegas profissionais da Advocacia. “Só temos que agradecer e parabenizar os envolvidos neste projeto adotado e muito bem conduzido pela OAB Maranhão, haja vista que a capacitação é a maior ferramenta que a Advocacia pode realizar em prol da Advocacia”, comentou.

Coordenador das Pós-Gratuitas pela ESA Piauí e Conselheiro Federal, Thiago Carcará, frisou que o projeto está totalmente estruturado para que transcorra com êxito. “A parceria vanguardista entre a ESA Piauí e a ESA Maranhão vai levar cultura jurídica para os Advogados (as) do Meio Norte do Brasil. Para isso, temos um aparato tecnológico e de orientação para facilitar a comunicação entre os participantes, monitores e professores, possibilitando um acesso de qualidade e com um menor ruído comunicacional possível”, explicou.

Também participaram do momento de abertura, o Diretor-Tesoureiro da OAB Maranhão, Kaio Saraiva; o Diretor da ESA Maranhão, Antônio Gaspar; e o Diretor de Pós-Graduação da ESA, Marcelo Carvalho.

Assista a Aula Magna da Pós-Graduação gratuita* em Advocacia Criminal