“I Congresso Nacional On-line de Criminalistas” reúne mais de 3 mil pessoas em seu primeiro dia

14 de agosto de 2020 às 11:31h

Com o tema “A Advocacia Criminal e Júri têm a Palavra”, o I Congresso Nacional On-line de Criminalistas, organizado pela OAB Piauí, promete marcar a história da Advocacia e da defesa pelo tribunal do júri. Em seu primeiro dia, na última quinta-feira (13), mais de 3 mil participantes on-line acompanharam importantes debates promovidos por grandes criminalistas do país.

Transmitida pelo canal da OAB Piauí no Youtube, a abertura do evento foi conduzida pelo Presidente da Seccional, Celso Barros Coelho Neto. “A OAB é uma entidade que respira cultura, em prol da Advocacia e da sociedade. Tenho certeza de que teremos valorosas discussões sobre Direito Penal, Ciências Criminais, debatendo a segurança pública, aspectos legais e jurisprudenciais durante esses dois dias”, declarou o Presidente.

A Vice-Presidente, Alynne Patrício, também saudou os participantes e frisou a relevância do Congresso On-line. “Reunimos um esquadrão de elite do Direito Criminal para discutir temas tão relevantes. É muito importante, mesmo nessa pandemia, manter acesa a chama da defesa dos direitos e garantias fundamentais. Mesmo a distância, nosso sangue pulsa porque a liberdade é a matéria-prima da Advocacia”, destacou.

Segundo a Coordenadora do Congresso, Élida Franklin, também Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, o Congresso é um marco na história dos eventos criminalistas do Estado. “Esse é um evento que insere o Piauí entre os grandes eventos de criminalistas do país. É um momento de grande importância, quando tanto se discute a plenitude do direito de defesa com a flexibilização das garantias através do tribunal do júri”, ressaltou.

Na ocasião, a coordenadora do Congresso e Secretária da Comissão de Política Penitenciária, Ressocialização e Justiça Restaurativa do CFOAB, Joselda Nery, ressaltou a importância das discussões para o engrandecimento da Advocacia. “Esse Congresso tem o propósito de ecoar as vozes dos grandes criminalistas, compartilhando um cabedal de conhecimento. Parabenizo aos inscritos(as) pela ousadia de se permitir a aprender e imergir nesses dois dias, com informações e compartilhamento de ideias”, disse.

O Presidente da Subseção de Picos, Kleber Curica, também faz parte da organização do evento e comemorou a iniciativa. “Sempre falei que faltava um evento de renome nacional para a área criminalista. Agora temos, para toda a Advocacia, esse evento de magnitude, dividindo conhecimento com todos os participantes”, disse.

Ao longo do primeiro dia, os participantes acompanharam as palestras dos Advogados e Advogadas criminalistas Ademar Rigueira, Pânysa Monteiro, Rawlinson Ferraz, Marcos Vinícius Brito Araújo, Raimundo Palmeira, Rafael Lino de Sousa, Yuri Felix, Juliano Leonel e Erivelton Lago.

“Estrutura acusatória do Processo Penal, o Juiz de Garantias e a suspensão dos institutos pelo STF”; “Tribunal do Júri e Direitos Humanos”; “Em Defesa do Tribunal do Júri: a mitigação das garantias da plenitude de defesa”; “Tribunal do Júri Militar”; “Teses defensivas criminológicas perante o Tribunal do Júri”; “Absolvição no Tribunal do Júri pelo quesito genérico x recurso do MP”; “Júri Popular: por uma reforma verdadeiramente democrática”,; “Tribunal do Júri – Aspectos Processuais”; e “A tese da embriaguez no tribunal do júri”.

O evento segue com vasta programação na noite desta sexta-feira (14). Confira abaixo:

18h – Investigação Defensiva e a Advocacia Criminal.
Palestrante: Gabriel Bulhões. Advogado Criminalista; Membro Consultor da Comissão Especial de Estudo do Direito Penal do CFOAB; Ex-Presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas (COMACRIM) da OAB/RN (2016-2018); Coordenador Estadual do IBCCRIM no RN; Professor da Pós-graduação em Direito e Processo Penal da UnP (Natal e Mossoró) e Faculdade Diocesana (Mossoró); Coordenador Adjunto do Departamento Nacional de Compliance e Direito Penal Econômico do IBCCRIM; Coordenador Adjunto do Grupo de Trabalho Nacional de Investigação Defensiva do IBCCRIM; Pós-graduado em Ciências Criminais pela UCAM/RJ e em Direito Penal Econômico pelo IBCCRIM/Universidade de Coimbra.
Mesa: Antonio Cantuária. Andressa Teixeira. Joays Andre.

18h30 – A inaplicabilidade da Teoria dos Jogos na Defesa Criminal.
Palestrante: Marco Alfredo Mejia. Advogado com mais de 30 anos de Tribuna. Professor da Confraria Criminal. Autor de 2 livros: Elementos do Júri, O Bruxo, Duas Jurisprudências oficiais publicadas no STJ.
Mesa: Luísa Costa Sampaio. Nestor Ximenes. Lucas Rufino,

19h – Desafios e dicas práticas para a jovem advocacia no Tribunal do Júri.
Palestrante: Amanda Melo. Advogada Criminal e palestrante. Vice-presidente OAB – Jovem MG. Vice-presidente da Comissão de Juri- Anacrim- MG. Secretária Geral – Abracrim Jovem. Pós Graduada em Direito Processual – PUC MG. Pós Graduanda – Ciências Criminais – CERS- Estácio de Sá.
Mesa: Pollyanna Sanches. Herval Ribeiro. Olívia Brandão CDDH.

19h30 – Os primeiros passos na Advocacia: como começar do jeito certo.
Palestrante: Franklin Assis. Advogado Criminalista. Especialista – Pós graduado em Processo Penal. Atuação em Tribunal do Júri.
Mesa: Wilgberto Reis. Etasmida Maria. Loisima Schies CDDH.

20h – In dubio pro societate e o Tribunal do Júri.
Palestrante: Eliane Gaia Alencar. Promotora de Justiça e atual coordenadora do CAOP Criminal do MPPE. Ex-assessora criminal do MPPE. Promotora do Júri há 18 anos. Atua no primeiro Tribunal do Júri da capital. Professora de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal.
Mesa: Michele Amorim. Sérgio Mota. Eva Maria.

20h30 – O aperfeiçoamento da primeira fase do Tribunal do Júri, como tema de reforma.
Palestrante: Cláudio Dalledone Júnior. Advogado Criminalista. Especialista em Tribunal do Júri. Advogado especialista em Direito Penal. 25 anos de Tribuna. Membro da Confraria Criminal. Presidente da Comissão do Tribunal do Júri da ANACRIM/PR. Conselheiro da APACRIMI/PR. Atua e atuou em grandes casos de repercussão nacional e internacional.
Mesa: Tiago Vale. Fernanda Siqueira.

21h – A mulher advogada como player diferenciado no Tribunal do Júri.
Palestrante: Marina Shinzato. Advogada Criminalista. Advogada com mais 10 anos de atuação em causas criminais. Pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal na Academia Brasileira de Direito Constitucional. Conselheira da Associação de Advogados Criminalistas de Santa Catarina – AACRIMESC. Conselheira do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Capital/SC. Membra da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC. Membra da Comissão de Direito Penal e da Advocacia Criminal da OAB/SC. Membra da IASC – Instituto dos Advogados de Santa Catarina. Autora de artigos e obras jurídicas especializadas, como: “Em busca das Garantias Perdidas”; “Salvacionismo e mitos da nova era” e “Compliance Digital – Questões Polêmicas”. Colunista no Canal Ciências Criminais.
Mesa: Dalva Fernandes. Silvia Sampaio. Ciro.

21h30 – A contaminação Consciente ou Inconscientemente do julgador e a necessidade da EXCLUSÃO física do inquérito policial.
Palestrante: Amanda Muriel Leão. Advogada criminalista atuante no Tribunal do Júri. Associada da Zanone Advogados Associados. Membro da Confraria Criminal.
Mesa: David Benevides. Justina Vale. Júlio César.

22h – O Tribunal do Júri moderno e a análise comportamental.
Palestrante: João Ricardo Batista. Advogado criminalista. Pós-graduado em Direito Penal. Atua nacionalmente no Tribunal do Júri.
Mesa: Joana D’arc. Roberta Oliveira.

22h30 – A atuação do assistente de acusação.
Palestrante: Zanone Júnior.
Mesa: Lucas Ribeiro. Cínthia Rodrigues.

 

Acompanhe o segundo dia de Congresso no nosso canal do Youtube.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba