Evento “Elas e o Poder: Como chegar lá?” debate sobre a força da Advocacia feminina na sociedade

16 de julho de 2020 às 15:12h

Com o objetivo de debater a participação das mulheres no sistema OAB e a ascensão feminina na política, a OAB Piauí, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou, nessa quarta-feira (15), o evento “Elas e o Poder: Como chegar lá?”.  O encontro foi transmitido por meio da Plataforma online Zoom e reuniu advogadas(os) de todo país.

Durante as palestras, os participantes puderam adquirir conhecimento sobre a força da Advocacia feminina perante à sociedade e os obstáculos enfrentados para a sua inserção no mercado.  Abrindo o evento, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, reforçou a satisfação de sempre discutir, dentro do sistema OAB, sobre inserção da política de igualdade.

“É uma satisfação para nós da OAB Piauí trazer para a comunidade jurídica temas tão relevantes e atuais porque debater sobre a atuação da mulher dentro do sistema OAB só reforça o zelo e comprometimento que nós temos pela Advocacia feminina. Queremos fortalecer ainda mais as posições femininas como forma de alcançar a igualdade de gênero dentro do sistema OAB”, pontuou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Neto.

Resaltando a importância da participação feminina na política, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, destacou que essa bandeira já vem sendo levantada no Piauí há bastante tempo. “Essa luta surgiu desde o movimento “Iguala OAB” e nos eventos que eu tenho participado. É importante ressaltar aqui que as grandes vitórias das mulheres, politicamente, sugiram no cenário de guerra, no momento em que os homens saiam para a batalha as mulheres se uniam para resolver questões cotidianas. Então, dessas reuniões surgiram os primeiros movimentos sociais de mulheres”, explanou.

Em seguida, a Presidente da CAAPI, Andréia Araújo, frisou que atualmente no sistema OAB  ainda não há igualdade nas posições de poder, mas que essa é uma luta diária. “Nós precisamos mudar essa realidade e esse é o espaço onde nós vamos debater e ouvir experiências das nossas antecessoras, mulheres que levantaram essas bandeiras muito antes de nós. Por isso, nós precisamos conhecê-las, porque a partir das experiências delas nós iremos evoluir, crescer e avançar”, destacou.

A Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia, destacou a importância do evento para o público em geral. “Esse evento foi pensado com muito carinho, para que nós pudéssemos ter um momento de pensar exatamente como dissolver os obstáculos que muitas vezes impedem as mulheres de chegar ao poder e que muitas vezes fazem com que elas, depois que alcançar uma posição, tenham que se afastar ou renunciar”, explicou.

Dando continuidade ao evento, a Presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Dalva Fernandes, ressaltou que “estar frente da CMA significa poder representar a força da Advocacia feminina em nosso Estado. Estamos muito felizes e honrados de organizar este evento que possibilitou a disseminação de conhecimentos e de tantas experiências relevantes no exercício da Advocacia feminina. A OAB Piauí está de parabéns por dar vozes a tantas mulheres que levam essa bandeira de luta, garra, eficiência e responsabilidade”, disse.

Ministrando a Palestra Magna de introdução ao tema intitulada “A Voz da experiência”, a Medalha Rui Barbosa e Conselheira Federal do Rio Grande do Sul, Clea Carpi, falou da importância feminina no cenário atual, destacou o papel da mulher advogada dentro da OAB e sublinhou o papel ocupado pela mulher no mercado de trabalho.

A primeira Roda de Conversa teve por tema “O contexto da mulher na política de ordem e a promoção para sua chegada. O que a OAB tem feito?”, tendo como mediadoras a Presidente da CMA, Dalva Fernandes, e a Conselheira Federal, Geórgia Nunes. Como palestrantes, a Roda contou com a participação da Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, com a Conselheira Federal por São Paulo, Alice Bianchini, e a Vice-Presidente da OAB do Distrito Federal, Cris Damasceno. Como visão masculina, o Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda, explanou também sobre a temática.

Já a segunda Roda de Conversa debateu o tema “Os desafios e os obstáculos para inserção, promoção e a permanência  da mulher no sistema da OAB”, tendo como mediadoras a Conselheira Federal, Andreya Lorena, e a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional, Élida Fabrícia Franklin. A Conselheira Federal por Minas Gerais, Luciana Nepomuceno, a Diretora de mulheres do Rio de Janeiro, Marisa Gaudio(RJ), e a Conselheira Federal por Goiás, Valentina Jungmamn, foram as palestrantes.

“O panorama da mulher negra e a sua participação no sistema OAB” foi o tema da terceira Roda de Conversa que teve como mediadoras a Fundadora do Observatório de Candidaturas Femininas, Valéria Paes Landim, e a Vice-Presidente da CMA da OAB Piauí, Ivana Leal. As convidas foram a Presidente da CMA da OAB Pará, Mariana Lopes, a Conselheira Federal pelo Acre, Claudia Sabino, e a Presidente da CMA da OAB São Paulo, Claudia Luna.

Finalizando a programação, a quarta e última Roda de Conversa teve como tema “O novo cenário do sistema OAB para a jovem advocacia após a modificação da clausula de barreira” e teve como mediadoras a Presidente do CEJA, Bianca Monte, e a Membro da Comissão Nacional da Advocacia Jovem e Tesoureira do CEJA, Caroline Sá. Como convidadas, a Roda contou com a Conselheira Federal por Alagoas, Fernanda Marinela, a Presidente do Conselho Jovem da OAB do Distrito Federal, Isabela Correia, e a Conselheira Federal pelo Distrito Federal,  Daniela Teixeira. Como visão masculina, a Roda contou com a participação do Presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB Piauí, Santhiago Holanda.