CIDECULT – II Congresso Internacional de Direito Culturais aborda os impactos da pandemia

9 de outubro de 2020 às 9:13h

“Direitos Culturais e Impactos da Pandemia” foi o tema central do II Congresso Internacional de Direitos Culturais (CIDECULT), realizado nesta quinta-feira (08). O evento, que aconteceu virtualmente, foi transmitido pelo canal oficial da OAB Piauí no Youtube. A abertura foi promovida pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, que enalteceu o trabalho dos organizadores, sobretudo, a relevância do Congresso para a sociedade.

“Estou falando em nome da OAB Piauí para reforçar esse compromisso perene de sempre destacarmos os valores que são trazidos, notadamente, em eventos dessa natureza. Já reafirmo que sempre estamos apoiando esses eventos culturais que são trazidos pelo Professor e Advogado Thiago Carcará. O nosso propósito é que esse Congresso seja ainda mais uma referência, bem como se fixe no calendário das rotinas culturais do Piauí, do Brasil e do mundo. Parabenizo o empenho de todos os organizadores, bem como de todos os palestrantes que enriqueceram os nossos arcabouços culturais”, enalteceu Celso Barros Coelho Neto.

Organizador do evento, o Conselheiro Federal e Presidente da Comissão de Direito à Educação da OAB Nacional, Thiago Carcará, comandou o primeiro Painel do evento. O tema tratou sobre “O Papel da OAB na Salvaguarda do Patrimônio Cultural Material e Imaterial dos Direito Culturais”. Além da palestra, Thiago Carcará aproveitou a oportunidade para ressaltar o valor do evento para a comunidade jurídica e para a sociedade piauiense e brasileira. “Para nós, é uma grande honra falar sobre Direitos Culturais. Que todos nós tenhamos o desejo de desenvolver esse mesmo empenho na salvaguarda dos patrimônios culturais. Tivemos a primeira edição do Congresso no ano passado, na cidade de Oeiras, e nos envolvemos nessas mesmas bandeiras de apoia à cultura do nosso Estado ”, frisou.

O Congresso contou ainda com mais seis painéis com os seguintes temas: “Lives Culturais: a nova forma de expressão artística e o direito à formação de plateia”, “Direitos Culturais, Patrimônios e Museus”, “Direitos Culturais e Mudanças Climáticas”, “Desafios para os setores culturais na pandemia em Teresina”, “El acceso a los patrimonios culturales em tiemos de Covid-19” e “Lei de Emergência Cultural: Perspectivas para um controle pelo resultado na prestação de contas”.

Integraram a programação do evento como palestrantes o Membro Honorário Vitalício da OAB Piauí e Ex-Presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Nelso Nery (CECPI BRASIL); a Pesquisadora e a Investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Áurea da Paz Pinheiro (UFPI BRASIL) e Fátima Alves (UAP PORTUGAL), respectivamente; o Escritor e Jornalista, João Henrique Vieira (CMPC BRASIL); a Coordenadora do Centro de Direitos Culturais e Povos Indígenas do Observatório Universitário dos Direitos Humanos, Lucía Colombato (UNLP – ARGENTINA), e a Advogada Ericka Gavinho (PUC/RIO BRASIL).

Os ministrantes foram apresentados e mediados pela Secretária-Geral Adjunta da CAAPI, Ravennya Moreira, e pelo Presidente do Conselho Municipal de Cultural de Oeiras-PI, Herberth Vinicius. Os participantes foram certificados pela ESA Piauí com 60 horas/aula.

O Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult), a Comissão de Ensino Jurídico e do Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia (MAPM) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Direitos Culturais do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional na UNIFOR também integram o corpo de idealizadores do Congresso.