Cidade de Pedro II é contemplada com nova Sala da OAB

5 de dezembro de 2019 às 15:10h

Proporcionar espaços dignos aos advogados e advogadas que militam na capital e no interior do Estado é uma das missões institucionais da OAB Piauí. Em mais um ato de valorização da Advocacia Piauiense, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Neto, e o Presidente da Subseção de Piripiri, Manoel Inácio, inauguraram uma Sala da OAB, desta vez, no município de Pedro II.

A Sala leva o nome, in memoriam, do advogado Ciro Nogueira Lima e fica localizada no Fórum Desembargador Thomaz de Arêa Leão, também inaugurado na mesma noite. A solenidade contou ainda com a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, salientou que a entrega da Sala é o reflexo do zelo da entidade em poder proporcionar espaços mais dignos aos advogados e advogadas que militam na cidade de Pedro II e região.

“Inauguramos a nova Sala da OAB no Novo Fórum da Comarca de Pedro II, que homenageia o advogado Ciro Nogueira Lima. Esta é uma singela e justíssima homenagem da nossa Seccional ao grande cidadão piauiense. Paralelo a isso, tivemos a intenção em possibilitar um espaço mais cômodo com os equipamentos necessários para que os mesmos possam receber e atender seus jurisdicionados de forma célere e efetiva”, ressaltou.

A Sala da OAB está equipada com mesas e cadeiras para atendimento, computadores e impressoras, condicionadores de ar e materiais para escritório para que a advocacia local possa atender seus constituintes.

Frisando o valor da Sala para a região, o Presidente da Subseção de Piripiri, Manoel Inácio, destacou que a Seccional e a Subseção estão sempre irmanadas na luta por uma advocacia mais fortalecida e unidade. “Agradecemos todo o apoio da Diretoria da OAB Piauí por se comprometida com os nossos anseios e poder possibilitar a entrega de mais uma Sala da OAB aqui para a região”, disse.

Pedro II passa a contar com novas unidade do Poder Judiciário

A população foi contemplada ainda com a entrega nova Sede do Fórum Desembargador Tomás de Arêa Leão e do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da comarca de Pedro II (a 210 km de Teresina). Durante o ato solene, foi instalado na comarca, ainda, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

O prédio, que agora abriga o Fórum e o JECC de Pedro II, foi construído em um terreno de 1.500 m² e conta com 721,78 m² de área construída. Os recursos utilizados foram provenientes do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Piauí (FERMOJUPI). A obra foi executada em conformidade com a Resolução n.º 114/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta critérios necessários ao planejamento, execução e monitoramento de obras no âmbito do Poder Judiciário.

A edificação comporta a Vara Única, com gabinete de magistrado, sala para assessores, secretaria, sala de audiências, e o JECC, que dispõe de gabinete, sala de audiências, sala para juízes leigos e conciliadores, e possui também auditório para realização de sessões do Tribunal Popular do Júri, salas para Defensoria Pública, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil.
Na oportunidade, o Presidente do TJ Piauí, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou que o Fórum é o 17º inaugurado no Estado em três anos e o CEJUSC, o 19º entregue pelo Poder Judiciário Piauiense.

Presentes à inauguração, a esposa do homenageado Eliane Nogueira; os filhos Raimundo e Gustavo Nogueira; o Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda; o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão; a Conselheira Seccional e Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin; o ex-Presidente da Subseção de Piripiri, Mauro Benício Júnior; o Corregedor do TJPI Hilo Almeida; o Desembargador Federal Carlos Brandão; o Prefeito de Pedro II, Alvimar Andrade; advogados e advogadas, familiares e amigos do homenageado; além de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.