Aula inaugural do Curso de Iniciação ao Estágio On-line contou com cerca de 500 alunos

29 de junho de 2021 às 14:37h

A OAB Piauí iniciou, nessa segunda-feira (28), o II Curso de Iniciação ao Estágio On-line. Com o objetivo de ampliar o conhecimento jurídico e preparar os alunos para a prática de estágio em diversos ramos do Direito, a abertura do evento foi realizada pela plataforma Zoom e contou com cerca de 500 alunos ao vivo, além dos professores e Advogados(as) presentes.

Presente na abertura do Curso, o Secretário-Geral do Conselho Federal da OAB e Coordenador Nacional do Exame de Ordem, José Alberto Simonetti, frisou a importância do estágio na formação do profissional do Direito, bem como no Exame de Ordem. “A faculdade entrega o conteúdo que propõe, mas a prática acontece através do estágio, onde o aluno tem a oportunidade de se encontrar na profissão. Essa experiência vai construir o cabedal de informações que o candidato ao Exame de Ordem precisa ter, e isso leva à aprovação”, disse.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destacou sua satisfação pela realização do II Curso de Iniciação de Estágio On-line, que promove o diálogo e a prática voltada para os futuros profissionais do Direito. “Temos que ter muito carinho em preservar a dignidade e a importância dos estagiários (as). É por meio do estágio que temos o primeiro contato prático com a carreira profissional e isso é essencial. Nada melhor do que esse curso para que despertemos sobre a importância que esse aprendizado proporciona”, pontuou.

“A segunda edição desse Curso marca o sucesso desse evento”, afirmou a Vice-Presidente da OAB Piauí, Allyne Patrício. “Aproveitem esse momento de capacitação. Não estamos vivendo em um momento fácil no que tange ao ensino jurídico, mas quando você consegue alinhar os conteúdos aprendidos na faculdade com o estágio prático, você consegue solidificar muito mais esses conhecimentos”, explicou.

Em sua fala, a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia, comentou sua alegria pela realização da segunda edição do Curso de Iniciação e quais as vantagens para os alunos. “É uma oportunidades para os estudantes do Direito vivenciarem a prática da Advocacia tendo aulas com conteúdos práticos, com uma visão voltada para o dia a dia do estagiário com áreas envolvendo sistemas de informática, práticas processuais penais, civis, trabalhistas e administrativas, além de redação jurídica, entre outros”, destacou a Ouvidora-Geral.

“A segunda edição de nosso curso é um momento de extrema alegria. A Comissão de Estágio e Exame de Ordem, em parceria com a Comissão OAB na Universidade, CEJA e ESA Piauí, adota o pioneirismo em sermos o único curso em âmbito nacional, inclusive, voltado à prática aos estagiários”, reforçou a Coordenadora do evento e Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Raíssa Mota. 

Nesse primeiro dia, o curso contou com a aula sobre Prática de Estágio do Direito Militar, ministrada pelo Especialista na área, Silvio Valois, que também é Coordenador e Professor do curso de Especialização em Direito Militar da Escola da Alepi. Entre outros, o conceito de crime militar foi um dos conteúdos abordados. “O Direito Militar é carente no Brasil inteiro de profissionais especializados, profissionais que saibam e conheçam as discussões profundas que envolvem os temas relacionados a essa área, que transitem com desenvoltura nas auditorias militares”, destacou o professor.

Também contribuíram com a abertura do Curso a Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB Piauí, Raíssa Mota, e a Advogada, Taciana Omena, também Procuradora do TCE/AL, Membro da CONEOR e Presidente da CEEO/AL. 

O evento segue até julho, sendo uma realização da OAB, em parceria com a ESA Piauí, Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), Comissão OAB na Universidade e Comissão de Estágio e Exame de Ordem.

Confira a programação desta semana:

30 de junho

Aula Parte 01 – 18h
Tema: Método: TE Orienta – Descobrindo as habilidades vocacionais
Palestrante: Letícia Napoleão
Advogada; Especialista em Direito Constitucional; Coach Integral Sistêmico; Analista Comportamental; Coach de Carreira e Orientadora Vocacional; Especializanda em Psicologia: Orientação Profissional; Especializanda em Gestão de Pessoas; Ministrante Oficial dos Best Sellers Decifre seu Talento e o Poder da Ação.

Aula Parte 02 – 20h
Tema: Prática e atendimento do Advogado castrense e casos concretos
Palestrante: Marcos Vinícius Brito
Advogado; Presidente da Comissão de Direito Militar da OAB Piauí; Presidente da Associação Nacional dos Advogados e Advogadas Militaristas – ANAMIL; Secretário-Geral da Anacrim – Piauí; Especialista em Direito Militar; Direito Penal e Processual com ênfase em Júri.

02 de julho

Aula 03 – 18h
Tema: Oratória
Palestrante: Indira Quaresma
Advogada; Procuradora; Graduada pela Universidade de Brasília; Pós-Graduada pela FGV e pelo Instituto Brasiliense de Direito Público; Especialista em Direito Empresarial; Professora de Oratória Jurídica para Advogados e Estudantes de Direito.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba