Vice-presidente da OAB-PI reúne-se com representantes de movimentos sociais: “Acolher solicitações e elaborar projetos”

17 de novembro de 2022 às 16:09h

Integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, reuniram-se nesta quarta-feira (16/11), com representantes de diversos movimentos sociais. Daniela Freitas, vice-presidente da OAB-PI e coordenadora das Comissões Temáticas, destaca que o encontro é de extrema importância para reafirmar a parceria da Ordem com as demais instituições que representam uma parcela da sociedade.

“A OAB Piauí está aqui para oferecer todo o apoio necessário em benefício da população. Conversei com representantes de alguns movimentos sociais e estamos planejando ações efetivas para os próximos meses”, pontua a vice-presidente.

A advogada acrescenta ainda que as Comissões Temáticas estão atuando em conjunto através do projeto Comissões em Ação. “Por meio das Comissões da OAB-PI, conseguimos atender com mais facilidade as demandas apresentadas. Estamos conseguindo êxito nesse trabalho e assistindo a advocacia e a sociedade”, ressalta Daniela Freitas.

SOLICITAÇÕES APRESENTADAS

Célia Teixeira, representante da Frente Estadual pelo Desencarceramento do Piauí, apresentou solicitações referentes ao sistema prisional do Estado. “Pedimos a atuação da Ordem por meio das Comissões que envolvem a temática, como a Comissão de Penitenciário e de Direitos Humanos. Queremos também que a OAB possa ouvir as demandas das famílias dos encarcerados. Nosso objetivo é conseguir um sistema prisionais mais humanizado”, afirma.

Gil Kairós, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Juventude do Estado do Piauí, chamou atenção para a violação dos Direitos da Juventude. “Cobramos um apoio da OAB na questão da garantia ao acesso à Justiça, que é um direito garantido pelo Estatuto da Juventude. Falamos também sobre a questão da abordagem da polícia em relação à juventude e sobre a reativação do Comitê de Combate à Tortura. Solicitamos ações voltadas à saúde mental dos jovens, valorização da vida e combate ao suicídio”, salienta.

“Dentro dos instrumentos que são necessários para que se possa de fato garantir a efetividade do direito da juventude, a OAB-PI além de parceira, serve como subsídio de formação e como parte integrantes das instituições que fortalecem a garantia dos direitos junto ao Estado”, menciona Gil Kairós.

MEDIDAS

“Após a reunião e após ouvir todas as solicitações, irei me reunir com os representantes das Comissões Temáticas para que possamos elaborar ações integradas “, afirma Daniela Freitas.

Estiveram presentes representantes do Grupo Matizes, do Conselho Estadual de Direitos da Juventude, da Frente Estadual pelo Desencarceramento, da Associação da Juventude do Sul do Piauí e do Movimento Negro Unificado e de Comissões Temáticas.