UFPI ofertará a disciplina de Direito Animal a partir de 2024, após pedido da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-PI

13 de outubro de 2023 às 11:42h

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai ofertar a disciplina de Direito Animal, no curso de Direito, a partir de 2024. A decisão foi tomada após uma solicitação da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).

Com a inclusão da disciplina, a UFPI se torna a primeira Universidade do Piauí a oferecer o curso na modalidade optativa.

A presidente da CPDA, Advogada Dárcia Alencar de Sousa, comemora a decisão e informa que a Comissão luta por essa conquista desde 2022.

“Desde o início da gestão da CPDA sentimos a necessidade da inserção da disciplina nas universidades, pois os animais ainda não são reconhecidos como seres sencientes para muitos profissionais da área e entendemos que isso é uma questão que vem da formação. Assim, queremos que nas futuras gerações de Advogados(as), Juízes, Promotores e Delegados tenhamos uma atuação mais sensível voltada para essa pauta”, afirmou a Presidente.

A decisão definitiva da inclusão da disciplina de Direito Animal ocorreu após uma reunião dos professores do Núcleo Estruturante do Curso de Direito da UFPI realizada na última quarta-feira (11).

Para a Advogada Dàrcia Alencar de Sousa, foi de extrema importância a parceria da professora Dra Christianne Matos de Paiva, coordenadora do Núcleo Estruturante do Curso de Direito da UFPI, bem como ao apoio incondicional do Dr. Lucas Villa, professor do curso, e do reitor Gildásio Guedes.

A professora Christianne Matos conversou conosco e concordou com a necessidade da disciplina. Logo, submeteu a pauta para votação junto ao Núcleo Docente, que após o parecer imprescindível do professor Dr Lucas Villa aprovou o pleito.

A CPDA/OABPI agradece imensamente a UFPI e aos professores do NDE do curso de Direito da UFPI por acolher nosso pedido e compreender a importância de incluir a disciplina na grade do Curso de Direito.