TRE-PI abre vaga para Juiz classe Jurista/Advogado

10 de março de 2023 às 19:25h

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) tornou público o Edital Nº 63/2023 para formação de lista tríplice que definirá o novo Juiz Jurista da Corte. A vaga será aberta em virtude da saída de Thiago Mendes de Almeida Férrer, juiz titular da classe de Advogados.

A publicação consta no Diário Oficial da Justiça (versão 9544), publicada na última terça-feira (07/03), com a lista dos requisitos e citação de documentação necessária para os interessados em concorrer ao pleito da Corte Eleitoral.

Thiago Mendes de Almeida Férrer permanece no cargo até o dia 19 de julho de 2023.

De acordo com o documento, “os juristas que se dispõem disputar à lista tríplice, dentre aqueles que possuam, no mínimo, 10 (dez) anos de efetiva atividade profissional, preenchidos, também, os demais requisitos previstos na Resolução TSE n. 23.517, de 04 de abril de 2017, c/c a Resolução TSE n. 20.958/2001, de 18 de dezembro de 2001 e a Resolução TRE-PI n. 107, de 4 de julho de 2005, devem endereçar documentação no prazo de 15 (quinze) dias, a partir da data de publicação do Edital”, à Secretaria-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI).

INSCRIÇÕES

As inscrições serão feitas no Setor de Protocolo Geral do Tribunal de Justiça, por meio do endereço eletrônico protocolo@tjpi.jus.br.

THIAGO FÉRRER

Thiago Mendes de Almeida Férrer atuou como Membro relator do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI entre 2014 e 2018. É professor de Direito Eleitoral no curso de pós-graduação (lato sensu) da Faculdade Adelmar Rosado e Escola do Legislativo do Estado.

O Juiz analisa a trajetória profissional exercida desde o ano de 2019 na Corte de Justiça Eleitoral no Piauí. “Tive a honra de integrar o TRE por dois biênios, o que foi para mim a realização de um sonho do tempo que fui estagiário da corte, no ano de 2005. Grande experiência de vida e profissional”, destaca.

Thiago Mendes de Almeida descreve como sendo uma missão o labor em prol da sociedade no sistema de Justiça. “Com relação a minha atuação na Corte, desde o início procurei desenvolver a magistratura tendo como baliza as qualidades que nós advogados sempre procuramos e desejamos encontrar nos magistrados: ético, acessível, célere e técnico. Foi assim que procurei me posicionar dentro do tribunal e fora dele durante esse período”, evidencia.

AÇÕES EFETIVAS

“Em 2019, ainda antes da pandemia, propus ao tribunal que implantasse um sistema de sustentação oral por meio de vídeo, para que os advogados que não moravam na capital não tivessem que se deslocar centenas de quilômetros, deixando sua cidade e seu escritório para vir a Teresina fazer sustentação oral. Antes que fosse implementado, veio a pandemia e tudo passou a ser virtual. Também em 2019, implementei no gabinete o despacho por meio de vídeo, à época utilizando o Skype, como forma de facilitar a vida dos advogados permitindo que despachassem seus processos comigo sem sair do seu escritório.”, relembra Thiago Férrer.

“Com a pandemia, isso passou a ser uma rotina para todos nós. Ainda nesse campo de aprimoramento institucional, propus a implantação do plenário virtual para julgamento de processos que não havia previsão para sustentação oral, como forma de agilizar os julgamentos, desafogar o plenário e aumentar a produtividade do tribunal”, completa o Juiz.

MISSÃO CUMPRIDA

“Além disso, faço questão de destacar que meu gabinete sempre esteve aberto a todos. Procurei analisar e debater as teses trazidas pela advocacia, que muito contribuem para a construção do direito eleitoral inclusive; atuei com celeridade e correção. E saio com a cabeça erguida e pela porta da frente do tribunal, com um sentimento de muita gratidão a todos os magistrados daquela corte, aos servidores e aos advogados com os quais convivi durante esse período”, finaliza.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba