Téssio Torres é eleito desembargador e será o representante da advocacia no TRT 22

21 de julho de 2022 às 18:46h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, parabeniza o novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 22ª Região, Téssio da Silva Torres, nomeado nesta quinta-feira (21/07), pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para ocupar a vaga do Quinto Constitucional.

O presidente da Seccional, Celso Barros Coelho, faz votos de felicidade ao novo desembargador e avalia que a advocacia será muito bem representada no TRT da 22• Região. “Téssio Torres já dirigiu a Associação dos Advogados Trabalhistas e participou de diversas discussões relacionadas à Ordem. Certamente representará muito bem a OAB Piauí junto ao Quinto Constitucional do TRT”, pontua.

Por sua vez, a presidente em exercício da OAB-PI, Daniela Freitas, enfatiza que a instituição advocatícia estará muito bem representada pelo novo membro. “Téssio Torres preenche os requisitos para assumir o cargo de grande importância para o país. Estamos certos de que a advocacia, incluindo todos os que se propuseram a participar do pleito, estará muito bem representada na Corte Trabalhista”, destaca Daniela Freitas.

O presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Piauí, Wladimir Mesquita, menciona que a escolha reflete a vontade da advocacia numa eleição democrática.

“É uma escolha satisfatória, sobretudo porque a lista tríplice era composta por advogados militantes, com muitos serviços prestados, atuantes na área trabalhista. Parabenizo e desejo uma jornada exitosa na nova função que ele vai desempenhar como julgador no órgão colegiado. Tenho certeza que ele fará jus a missão confiada pela advocacia na preservação da Justiça tão necessária para a democracia brasileira”, destaca Wladimir Mesquita.

AGRADECIMENTOS PARA A ADVOCACIA

Em clima de comemoração, o desembargador Téssio Torres afirma o quanto valeu a pena sua caminhada até a nomeação. “Eu não estaria aqui se não fosse por Deus, por isso sou grato a ele. Mas minha gratidão se estende à toda advocacia que na primeira fase e na segunda fase, através do Conselho Pleno, confiou no meu nome, assim como aos desembargadores e ao presidente da República. Tivemos uma grande caminhada até aqui”, ressalta.

Téssio Torres avalia o papel social e institucional que exercerá com grande responsabilidade na Corte. “A data da posse ainda será marcada, mas eu já carrego comigo o senso e o dever que essa missão irá me proporcionar”, finaliza.

EXPERIÊNCIA

Téssio Torres foi presidente da Comissão de Cursos e Seminários do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI no período compreendido entre Abril/2014 e Dezembro/2015. Foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/PI. Foi professor universitário. É ex-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí. É inscrito na OAB/PI desde 05/05/2008, com atuação em Teresina-PI e região, notadamente nas áreas cível e trabalhista.

ENTENDA COMO OCORRERAM AS FASES DE ESCOLHA

A primeira etapa da escolha do desembargador para o Quinto Constitucional foi realizada através de votação direta pelos advogados e advogadas piauienses. Em seguida, em sessão extraordinária, os Conselheiros Seccionais votaram e escolheram seis nomes para a lista sêxtupla.

Na penúltima etapa, os representantes foram avaliados, em sessão extraordinária, pelos os desembargadores do TRT-PI, na formação da lista tríplice.

Por fim, em ato constitucional do Poder Executivo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, definiu o nome do advogado Téssio da Silva Torres, entre os três citados para compor a cadeira de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI).