“Sonho realizado”: Aprovadas no Exame da Ordem relatam histórias de luta e superação no Piauí

18 de maio de 2022 às 18:23h

Bacharéis de Direito do país inteiro foram submetidos (a) à segunda fase do XXXIV Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, em abril deste ano. No Piauí, cerca de 1200 candidatos realizaram as provas nas cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos.

O Exame Nacional de Ordem é considerado a porta de entrada para a OAB, por meio do qual o bacharel é vestido pelas prerrogativas constitucionais para o exercício da profissão de advogado em prol da sociedade em todo o território brasileiro.

A caminhada até a aprovação é repleta de desafios e significados sociais, familiares e até religiosos para os candidatos. Conheça as histórias de duas estudantes que obtiveram êxito nesta etapa de ingresso à advocacia.

Maria Clara do Vale

Natural de Teresina, capital, Maria Clara do Vale decidiu cursar Direito ainda no período do ensino médio, como primeira opção no vestibular. A mais nova advogada do Brasil foi aprovada no Exame da Ordem, neste ano, antes mesmo de concluir o curso superior.

“Sem dúvidas, a gente passa por algumas dificuldades em relação à grande quantidade de doutrinas a serem estudadas. Ser aprovada na OAB antes mesmo da conclusão do curso é um sonho/meta de todos ou da imensa maioria dos estudantes de direito. E pra mim foi mais uma meta alcançada, graças a Deus”, festeja.

Maria Clara relembra dos percalços superados ao longo do trajeto e fala na transmissão do saber jurídico adquirido com os estudos. “Minhas expectativas e sonhos na advocacia são gigantes, tanto pelo lado do sucesso profissional, quanto por toda a humanística envolvida na profissão. Ajudar pessoas a conquistarem seus direitos com toda certeza será muito gratificante”, idealiza.

Patrícia Mendes Cabral

Patrícia Mendes Cabral, também nascida na cidade de Teresina, afirma que se apaixonou pelo Direito ainda quando criança, influenciada por profissionais renomados que atuavam há época na garantia dos direitos constitucionais dos clientes.

“Me espelhava também em profissionais que atuavam em novelas, na área jurídica. Além disso, sempre tive predileção pelas disciplinas de ciências humanas, então, quando chegou o momento de escolher qual graduação adentrar, já sabia que queria Direito”, revela.

A nova advogada do Brasil iniciou o processo de realização de seu sonho no ano de 2017, com o ingresso no curso . No entanto, por questões de logística, teve que mudar de instituição faculdade, fator que impactou o seu processo de evolução.

“Mudou todo o quadro administrativo, pelo qual eu não me identificava. Assim, procurei uma instituição que coincidisse com os meus anseios. Quando iniciei na segunda faculdade, tive dificuldade para adequar horários, pois a grade de disciplinas era um pouco diferente, mas, com muito esforço, consegui me adequar e continuar o meu curso com todo amor ”, diz Patrícia Mendes.

Com a aprovação na 2ª fase do XXXIV Exame da Ordem, Patrícia planeja atuar de forma ética e disciplinar na defesa dos interesses sociais e dos direito da sociedade, seguindo o estatuto da nobre profissão citada na carta magna da Constituição Federal.

“Ainda tenho o desejo de ser participativa nos quadros da OAB-PI, contribuindo com opiniões, trabalho, socialização com os colegas advogados e com ideias para trazer, cada vez mais, o estudante de Direito para conhecer a prática da profissão, assim como eu tive a oportunidade de participar por um período da Comissão OAB na Universidade”, finalizou a mais nova advogada.