Seminário Eles Por Elas dissemina debates pelo fim da violência contra as mulheres

6 de dezembro de 2019 às 15:47h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, sediou nesta sexta-feira (06), o Seminário Eles por Elas: pelo fim da violência contra as mulheres. O evento, que aconteceu no auditório da ESA Piauí, é uma realização do Projeto Líderes da Mudança da Plan International Brasil. Conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), da Comissão de Apoio a Vítima de Violência da OAB Piauí, e do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Piauí.

Durante o evento foi realizada oficinas, palestras, debates e a exibição do documentário “O Silêncio dos Homens”. Além disso, o evento foi voltado para adolescentes e jovens da zona rural de Teresina que participam do projeto Líderes da Mudança, que aposta no futebol como ferramenta de empoderamento feminino e engajamento de meninos pelos direitos das meninas. O projeto acontece em nove comunidades da zona rural de Teresina.

A Presidente da Comissão de Apoio à Vítima de Violência, Alba Valéria, destacou que as atividades com adolescentes abre espaço para o debate sobre questões relacionadas a gênero e que as desigualdades entre meninos e meninas não se restringem às características biológicas e naturais, mas resultam de longos processos históricos e culturais que permeiam essas relações até a fase adulta.

“Com o documentário, debates, reflexões e oficinas, pretendemos mostrar que a construção da história dos meninos, dos homens, não pode ser analisada de forma distinta da história das meninas e mulheres, tal como os discursos sobre masculinidades e feminilidades. Os homens precisam se questionar cada vez mais e isso precisa acontecer desde o início da puberdade, antes que os maus hábitos e péssimos comportamentos comecem”, explicou a Alba Valéria.

Para Luana Nogueira, Coordenadora do projeto, a realização de oficinas sobre igualdade de gênero e direito das meninas é de fundamental importância para o debate sobre o fim da violência de gênero. “Com essas oficinas nós criamos um movimento de transformação das normas sociais, colaborando para a construção de novas masculinidades em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todas, onde meninas e mulheres possam viver livre de todas as formas de violência”, destacou.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba