Secretária-geral da OAB-PI e Comissão de Direito Previdenciário, solicitam à Secretaria de Previdência Social novas vagas e reposição imediata de perícias médicas

26 de janeiro de 2024 às 14:22h

A secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Raylena Alencar e a Comissão de Direito Previdenciário, solicitaram, nesta quinta-feira (25/01), ao Secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Cunha, novas vagas para a realização de perícias médicas no estado. Assim como, as reposições de perícias, que não foram realizadas devido à paralisação dos peritos médicos federais no Piauí.

Raylena Alencar pontuou a importância de tratar com celeridade o cumprimento das perícias. “Diante da paralisação das perícias médicas federais no INSS, nós oficiamos ontem ao secretário da previdência para ser feita, de maneira imediata, a reposição dessas perícias para não haver prejuízos maiores para a população”, declarou Raylena Alencar.

A Advogada Raylena Alencar ainda citou que esteve em contato com o secretário. “Tivemos em tratativa com o secretário e ele está atento e disponível aos nossos pleitos. Ele afirmou que as medidas cabíveis já estão sendo tomadas para a diminuição da fila”, finalizou Raylena Alencar.

Para o Presidente da Comissão de Direito Previdenciário, o Advogado Victor Hugo, é muito importante a participação da Comissão nesses espaços de debates. “A Comissão segue atenta à paralisação dos médicos peritos do INSS, uma vez que se trata de uma medida que traz inúmeros prejuízos para as pessoas que buscam um benefício no INSS, principalmente em virtude da longa fila de espera quando acontece a remarcação das perícias. Por isso, estivemos requerendo junto à Secretaria para que haja um prazo menor na realização das perícias”, acrescentou o Advogado.

Agilidade e celeridade

O estado do Piauí enfrenta grandes desafios devido ao adiamento dos prazos de perícias. Essas, que deveriam ser feitas neste mês de janeiro, e agora estão sendo remarcadas para julho, chegando até setembro sem nenhum aviso por parte da instituição.

O ofício é de autoria da secretária-geral da OAB-PI, Raylena Alencar e do Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PI, Victor Hugo leal.