Seccional Piauí recebe representantes do CFOAB e dialoga sobre valorização da Advocacia

20 de maio de 2021 às 17:15h

Na manhã desta quinta-feira (20), a Seccional Piauí recebeu representantes do Conselho Federal da OAB (CFOAB), em visita institucional, reunidos na Sala do Conselho Pleno da OAB Piauí. Durante a reunião, estiveram em pauta às prerrogativas da Advocacia, novas regras de publicidade nas redes sociais e melhorias no Sistema OAB. Estiveram presentes o Vice-Presidente do CFOAB, Luiz Viana; o Corregedor Nacional, Ary Raghiant Neto; os Conselheiros Federais, Alessandro Rostagno e João Moreira; a Secretária-Geral Adjunta e Corregedora Geral da OAB Piauí, Nara Letícia de Aragão Couto; e o Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário (CNDP), Chico Couto; além de Advogados(as) piauienses.

Durante a sua fala, a Secretária-Geral Adjunta e Corregedora Geral da OAB Piauí, Nara Letícia de Aragão Couto, destacou a importância da união da Advocacia em prol da valorização da Classe. “Eu sempre desejo fazer o melhor para a Advocacia e poder atuar e entregar isso é uma verdadeira missão de vida, assim como, proporcionar meios para que a nossa Classe possa enfrentar todas as dificuldades. A mensagem que a gente sai daqui, mais uma vez, é essa: muita luta, coragem e união. Temos que dar as mãos, pensando num bem único, pensando que nossa profissão seja valorizada, respeitada e que a gente consiga sobreviver dignamente do nosso suor, da Advocacia. Precisamos fazer sempre mais, entendendo como a nossa casa funciona”, discorreu.

O Vice-Presidente do CFOAB, Luiz Viana, destacou o compromisso e a necessidade de proximidade com as Seccionais de todo país. “É muito importante que nós, do Conselho Federal, possamos estar mais perto das Seccionais, dos advogados(as). A minha presença aqui, na Seccional do Piauí, demonstra esta importância para que eu possa ouvir, conversar e levar as sugestões dos colegas para o Conselho Federal”, disse.

Explicando a necessidade das mudanças na publicidade para a Advocacia e ressaltando a atuação da OAB Nacional, o Corregedor Nacional, Ary Raghiant Neto, falou sobre a modernização no Sistema OAB.

“Acredito que precisamos modernizar nossa regra, que é dos anos 2000, uma época do início das redes sociais e da internet. Precisamos de atualização sempre, além de oportunizarmos mais comunicação ao Jovem Advogado(a). A Advocacia precisa manter esse diálogo com a sociedade, sobretudo, nesse período de pandemia. Não podemos renunciar às tecnologias e as redes sociais, que são instrumentos universais e acessíveis a todos(as). Eu acho importante a renovação do nosso provimento para dar esperança aos advogados que precisam chegar na sociedade e transformar isso em negócios”, explicou.

Presente ao encontro, o Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário (CNDP), Chico Couto, falou sobre a importância do debate nacional da valorização da Advocacia. “Fico extremamente feliz com a presença do CFOB, em especial, com a vinda do Vice-Presidente, Luiz Viana, que apresentou a proposta de reforma eleitoral e transforma o método de escolha do presidente, deixando o processo mais participativo e democrático. Assim como, agradeço a presença também de Ary Raghiant Neto que atua também de forma ímpar em prol da Advocacia e, recentemente, apresentou ao CFOAB mudanças nas regras de publicidade, possibilitando a expansão de novas possibilidades. Nesse período de pandemia, mudanças como essas contribuem imensamente para toda a Advocacia”, frisou.

Presente na reunião, o membro da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselheiro Federal da OAB, Alessandro Rostagno, ressaltou o intuito das visitas realizadas às Seccionais. “É fundamental que a OAB Nacional esteja perto das Seccionais. Assim, conhecemos a realidades e nos nuances da Advocacia local, as mazelas, o que precisa evoluir, os problemas e as dificuldades. Dessa forma, vamos conseguir votar as diretrizes de acordo com cada realidade já que o nosso país é continental e cada Estado tem sua realidade e suas peculiaridades. Essa visita é para que visualizarmos de perto quais as demandas da Seccional, da Advocacia e da Sociedade piauiense”, externou.

Também integrando a Comissão de representantes do CFOAB, o Conselheiro Federal João Moreira frisou que o diálogo é o melhor caminho para promover mudanças. “É muito bom estar com os colegas aqui no Piauí, conversando com a Advocacia, principalmente, sobre a valorização e defesa das prerrogativas dos Advogados e Advogadas diante desse período difícil que estamos passando. Estou extremamente feliz pela oportunidade”, finalizou.