Seccional Piauí inaugura Sala da OAB na Cadeia Pública de Altos; espaço recebe o nome do advogado Rommel Eugenio Carvalho Ârea Leão

28 de outubro de 2022 às 13:31h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, realizou a inauguração da Sala da OAB na Cadeia Pública de Altos (CPA), nesta sexta-feira (28/10). O espaço tem como homenageado o advogado Rommel Eugenio Carvalho Ârea Leão, que faleceu em 2017.

Daniela Freitas, vice-presidente da OAB Piauí, ressaltou a relevância de inaugurações como essa. “Esse espaço é muito importante, esse é um momento de acolhimento da advocacia. A CPA é um local em que a gente trabalha, que a gente convive e nós precisamos de um espaço digno para que advogados e advogadas que atuem na seara criminal sintam-se acolhidos em um ambiente de trabalho condizente com a profissão”, destacou.

Marcus Nogueira, diretor-tesoureiro da OAB Piauí, declarou, emocionado, que a sala também é uma maneira de homenagear um amigo. “É uma homenagem muito merecida. Desde quando o Rommel faleceu, tentávamos fazer esse reconhecimento a ele. A partir de hoje, ele está eternizado de uma maneira muito justa. Todos os advogados que chegarem aqui vão conhecer o Rommel”, declarou.

UM HOMEM DE MUITO CONHECIMENTO

A mãe do homenageado, a juíza Eliana Nunes agradeceu em nome da família. “Eu tenho um agradecimento especial a todos que compõem a OAB e a todos os advogados que junto com ele militaram em prol da sociedade, em prol do direito das pessoas. Para mim, é uma honra essa homenagem. A nossa família se sente honrada. Muito obrigada pela lembrança”, pontuou.

“Perguntaram-me se eu achava ruim que a sala estivesse localizada dentro de uma cadeia pública, mas pelo contrário. Meu filho se identificou com a advocacia desde quando estava na universidade e foi na advocacia criminal que ele se identificou ainda mais. Ele acreditava que todos tinham direito de defesa”, acrescentou a juíza.

Carlos Edilson, secretário de Justiça do Piauí e amigo do homenageado, destacou que a característica mais marcante do advogado era o conhecimento. “Nós ficávamos impressionados em como ele falava muito bem e como ele tinha um conhecimento fora do comum. Ele sabia falar sobre qualquer tema. Todos que utilizarem essa sala saberão o belo profissional que ele foi”, elogiou.

Na oportunidade, foi inaugurada uma sala de espera para a advocacia com o intuito de trazer mais conforto para a classe. “Vendo a dificuldade da advocacia, conversamos com a diretoria da CPA que cedeu um espaço que era dos agentes para a advocacia”, salientou o presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Leonardo Queiroz.

O evento contou com a presença de familiares, amigos, representantes da OAB Piauí e da advocacia.