Sala da OAB-PI dedicada às vítimas de violência doméstica concorre ao Prêmio Innovare 2023

30 de junho de 2023 às 11:48h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Subseção de São Raimundo Nonato recebeu o Advogado Rafael Cavalcanti, consultor do Prêmio Innovare. O motivo da visita é a indicação da Sala de Acolhimento “Lucimara Gomes Ferreira Costa” da Subseção, dedicada às vítimas de violência doméstica, ao prêmio de 2023.

Sobre o nome da sala, a Advogada Sônia Malena, Presidente da Comissão Subseccional da Mulher Advogada, explica que com o decorrer de várias violências ocorridas na região foi decidido homenagear Lucimara Gomes Ferreira Costa, uma mulher de São Raimundo Nonato vítima de violência, que deixou três crianças.

“Antes de acontecer, a Subseção já levava o trabalho até as mulheres para elas terem conhecimento do direito delas, saber a hora de denunciar e para ser encorajada em relação aos seus direitos. Vale lembrar que o local é para todas as mulheres, não apenas as mulheres Advogadas,” pontuou Sônia Malena.

A Advogada Vanessa Vilanova é a autora do projeto indicado e descreve que a importância dele é a de dar mais visibilidade, já que a sala conta com a colaboração de diversos profissionais na seara jurídica e da saúde, até mesmo na Delegacia de Polícia da cidade, no quesito de acolher aquelas mulheres que são vítimas da violência.

“A iniciativa de inscrever a sala de acolhimento a mulheres vítimas de violência nessa premiação veio a partir do momento em que essa prática passa a integrar o banco de prática do Innovare e alcança mais pessoas além de da possibilidade de replicar essa prática em outros locais,” justificou Vanessa Vilanova.

PRÊMIO INNOVARE

O Prêmio Innovare já acontece há mais de 20 anos, e é a maior premiação jurídica do país em termos de práticas que contribuem para o aperfeiçoamento e o melhoramento do sistema judiciário brasileiro. Ele é dedicado às inovações na prática da Advocacia realizadas para tornar o acesso jurídico mais democrático e acessível para a população brasileira.

“A visita que eu fiz mostrou que não é só uma sala de acolhimento, o projeto abrange toda uma rede de apoio as mulheres que sofrem de violência. Tem um grupo de Advogados que tem voluntários que prestam assistência a essas mulheres 24h por dia. E ainda vão até as casas das vítimas não só em São Raimundo Nonato, mas nas cidades vizinhas também”, afirmou o consultor do Instituto Innovare, Rafael Cavalcanti.

Estiveram presentes na visita a psicóloga Salomé Assis e a delegada Cynthia Verena, da Delegacia Especializada da Mulher de São Raimundo Nonato.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba