Revista Científica da OAB-PI completa dez anos e atinge nível de excelência nacional

3 de janeiro de 2023 às 10:26h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI), comemoram dez anos de existência da Revista Científica institucional. A obra era classificada como Qualis C, e esse ano teve a nota elevada para Qualis B1, tornando-se um periódico de excelência nacional segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O diretor-geral da ESA-PI, Thiago Carcará, explicou que a classificação ainda é feita pelos comitês compostos por consultores de cada área de avaliação e os critérios são previamente definidos pela área e aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

“Para isso, os membros buscam refletir a importância relativa dos diversos periódicos para uma determinada área. Todos os critérios, tanto os específicos quanto os gerais, usados em cada campo de avaliação são fornecidos nos respectivos Documentos de Área da Capes”, destacou.

ATUALIZAÇÃO

Thiago Carcará explicou que todos os anos, a classificação Qualis passa por um processo de atualização. “Fizemos o resgate, graças a confiança do presidente Celso Barros. Tivemos que reorganizar o Conselho Editorial, que avalia os artigos, sendo compostos somente por professores mestres e doutores, de universidades de todo o Brasil, pois um dos critérios é não ser restrito a apenas a uma universidade ou ambiente”, ressaltou.

As publicações devem ser periódicas, ter continuidade e, cada Revista somente pode ter dez artigos, seguindo rígidos critérios científicos, como por exemplo, publicação de autoria de Mestres, Mestrandos, Doutores ou Doutorandos.

COMO FAZER PARTE

A jovem advocacia pode publicar na Revista desde que em coautoria com algum pesquisador que corresponda aos requisitos necessários.

Para maiores informações da Revista Científica, acesse: https://oabpi.org.br/novaesa/revista-cientifica/

Já a consulta do Qualis é feita na Plataforma Sucupira da CAPES/MEC, cujo link é o seguinte: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

No campo ISSN, é só inserir nosso número 2318-1621, sendo o evento de classificação o do quadriênio 2017-2020.