Representantes da OAB Piauí participam do lançamento da XVII Semana Nacional da Conciliação: “Justiça célere e satisfatória”

20 de outubro de 2022 às 9:09h

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, participaram do lançamento da XVII Semana Nacional da Conciliação com a temática “Menos conflitos, mais recomeços” promovido pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), na última terça-feira (18/10). O evento tem como objetivo mobilizar a sociedade para a participação no esforço concentrado de mediação e conciliação no período de 07 a 11 de novembro.

A Semana da Conciliação é uma ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e envolve a participação de todos os tribunais do país. O presidente da OAB-PI, Celso Barros, destaca que a mediação e a conciliação possibilitam uma Justiça célere e satisfatória. “Essas ações possibilitam ao cidadão um alívio por não precisar enfrentar um processo judicial que levaria anos”, pontuou.

PARTICIPAÇÃO DA OAB-PI

A presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-PI, Sarah Rejane, afirma que os ganhos obtidos com a Conciliação e Mediação são inquestionáveis e a solução rápida dos conflitos destaca-se como a vantagem principal.

“Os acordos estabelecidos pelas partes demonstram que o diálogo promove uma maior justiça pois contempla igualmente os interesses das partes envolvidas. A OAB-PI, por meio da Comissão de Mediação e Arbitragem, indicará mediadores e conciliadores que atuarão conjuntamente com o TJ-PI para a obtenção do maior número possível de acordos”, ressaltou.

A advogada acrescenta ainda que a advocacia tem papel importante no tratamento adequado dos conflitos. “A atuação do advogado favorecerá a construção de acordos viáveis, proporcionando segurança jurídica. A solução consensual deve ser estimulada em todas as fases do processo, devendo prevalecer a autonomia da vontade dos indivíduos”, finalizou.