Representantes da OAB Piauí participam do I Encontro Nacional das Mulheres Dirigentes do Sistema OAB

5 de março de 2020 às 11:09h

Nessa quarta-feira (04), véspera da abertura oficial da III Conferência Nacional da Mulher Advogada, dezenas de dirigentes e lideranças da Ordem dos Advogados do Brasil reuniram-se para o I Encontro Nacional das Mulheres Dirigentes do Sistema OAB, realizado na sede da OAB-CE, em Fortaleza. O Encontro tratou dos últimos ajustes para a realização da Conferência Nacional e também para debater a presença das mulheres em cargos diretivos no Conselho Federal, nas Seccionais e nas Subseções da OAB em todo o país.

A Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Daniela Borges, destacou que a reunião é histórica por reunir, pela primeira vez, tantas lideranças femininas do Sistema OAB e por discutir como estimular uma maior participação das mulheres nos espaços de direção da Ordem.

“O encontro serviu como um momento para tratarmos das pautas específicas das mulheres que ocupam cargos diretivos nas Seccionais e Subseções. Foi possível ainda debater estratégias e medidas para o fortalecimento das mulheres nas Seccionais. É fundamental que possamos discutir como ocorre a presença das mulheres nas seccionais e subseções, e o que pode ser feito para fortalecer essa presença e estimular a participação cada vez maior de mulheres no sistema OAB”, disse a presidente da CNMA.

Para a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, “enquanto parte da diretoria da OAB Piauí, posso afirmar que este é um evento de extrema importância, pois dá voz àquelas que vivem diariamente os problemas locais de seus Estados, além de ser um momento excelente de troca de experiências. Precisamos estimular, cada vez mais, a participação feminina em todos os espaços da OAB”, afirmou.

De acordo com a Conselheira Federal, Andreya Lorena, este foi um trabalho muito produtivo. “Discutimos a regulamentação da aplicação de cotas no sistema OAB, projetos de alteração do sistema eleitoral e mecanismos para estimular a participação e representatividade da mulher Advogada no sistema OAB”, disse.

A Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, Dalva Fernandes, avaliou o momento como ímpar para as conquistas enquanto mulher e profissional da Advocacia. “É aqui e, por meio da nossa união, que continuaremos levantando a bandeira pela força da Advocacia Feminina, bem representando a sociedade e defendendo o Estado Democrático de Direito”, garantiu.

As dirigentes da OAB se dividiram ainda em grupos de trabalho para debater temas relacionados às Seccionais, ESAs e Conselho Federal, além de discussões sobre novas medidas para beneficiar as advogadas, por meio das Caixas de Assistência e da Concad Mulher. As presidentes de “OABs Jovens” também debateram ações e mobilizações para os próximos anos. Nas próximas eleições do sistema, entra em vigor a regra que estabelece um percentual mínimo de 30% de mulheres nas chapas que vão concorrer.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba