Representantes da OAB Piauí participam do Fórum Interinstitucional para discutir atendimentos para a saúde mental nos hospitais

10 de junho de 2022 às 14:35h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por meio da Comissão de Direito da Saúde, esteve presente no Fórum Interinstitucional Permanente em Saúde Pública do Piauí. O encontro aconteceu de forma presencial, nesta quarta-feira (08/06), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI).

A principal pauta discutida foi acerca dos atendimentos voltados para a saúde mental nos hospitais gerais. Para os membros do Fórum, é preciso ser feito um acompanhamento dos pacientes que necessitam ou já estão em tratamento, desde os primeiros atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) até o encaminhamento para tratamento com psiquiatras, psicólogos ou internação.

Outro ponto abordado pelos representantes no Fórum foi o aumento da necessidade de atenção aos pacientes e suas famílias em um cenário pós-pandêmico que evidenciou um aumento no número de quadros como ansiedade e depressão.

Na oportunidade, ficou deliberada a criação de um Núcleo de Atenção à Saúde Mental, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI).

A OAB Piauí foi representada pelo presidente da Comissão de Direito da Saúde, Williams Cardec e pelos membros, Aurilene Mesquita e Demerval Veras. Estiveram presentes representantes das seguintes instituições: CRM-PI, Ministério Público Estadual, SESAPI, Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí e Hospital Getúlio Vargas.