Representantes da OAB-PI se reúnem com presidente do TJPI sobre finalização do Concurso dos Cartórios

31 de janeiro de 2023 às 20:35h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), representada pela advogada Silvânia Leal, membra consultora da Comissão Especial de Direito Notarial e Registral do Conselho Federal da OAB (CFOAB), reuniu-se na manhã desta segunda-feira (30/01) com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), o desembargador Hilo de Almeida Sousa, o vice-presidente do TJPI, o desembargador Manoel de Sousa Dourado e alguns juízes, para tratar sobre a finalização do Concurso dos Cartórios.

A Advogada Silvânia Leal destacou que essa reunião foi de grande relevância para enfatizar ao TJPI que a finalização desse concurso deve ocorrer em caráter de urgência. “Na ocasião, todos foram informados das situações processuais que estavam causando entraves à finalização do Concurso, que, por suas vezes, as providências quantos a essas questões, estão sendo tomadas”, pontuou.

“O presidente e vice presidente do TJ-PI, desembargadores Hilo Sousa e Manoel Dourado ouviram atentos todas as informações postas na reunião e afirmaram que é uma das prioridades do TJPI finalizar esse Concurso. Além dos inúmeros outros problemas de ordem social, este fato também estaria prejudicando a imagem do Tribunal de Justiça”, complementou.

Diante disto, a Comissão Organizadora do Concurso em breve irá receber o relatório da empresa realizadora do certame, o CESPE, para poder finalizar e realizar a convocação dos aprovados.

A OAB-PI, representada por seu Presidente, Celso Barros Coelho Neto, tem interesse que seja feito o acompanhamento da finalização desse concurso até que todos os aprovados sejam convocados.

Estiveram presentes o advogado Norberto Campelo, representante da Comissão Organizadora do Concurso e membro do Conselho Nacional de Justiça; o advogado Joaquim Mendes, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-BPI; o advogado Nicolas Amaral, membro da Comissão e Presidente da Comissão de Direito do Agronegócio da OAB-PI. Também marcaram presença Leonardo Brasileiro e Rodrigo Tolentino, juízes auxiliares da presidência do TJ-PI, e Mário Cavalcante, juiz auxiliar da vice-presidência do TJ-PI, além do membro da Comissão Organizadora do Concurso do TJPI.