Representantes da OAB-PI participam da solenidade de abertura do Ano Judiciário de 2023

24 de janeiro de 2023 às 16:21h

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, participaram da solenidade de abertura do Ano Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI), nesta terça-feira (24/01). A cerimônia reuniu autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de Magistrados, advogadas e Advogados, sob a presidência do desembargador Hilo de Almeida Sousa.

O presidente da OAB Piauí, Celso Barros, discursou na tribuna do Poder Judiciário e destacou a luta da advocacia por melhorias. ‘Reiniciamos o ano da atividade do poder judiciário em todo o Piauí. Eu sempre estarei acompanhando as atividades e sempre estivemos presentes nas discussões e no dia a dia, visando a melhor prestação jurisdicional. Claro que houve inúmeros avanços: construção de fóruns, inovações tecnológicas, uma luta de classe dos advogados’’, afirmou.

Daniela Freitas, vice-presidente da OAB-PI, informou que neste início dos trabalhos do judiciário a Seccional já apresentou uma pauta importante para a advocacia e a sociedade em geral. “A solicitação que fizemos foi para que haja a desagregação das comarcas e que tenha a instalação das centrais de inquéritos e o modelo de audiência de custódia que acontece aqui, na capital, para atender a advocacia’’, citou.

SOMAR FORÇAS

A secretária-geral da OAB-PI, Raylena Alencar, citou que a reabertura do judiciário é de grande importância para o cidadão e a cidadã piauiense. ‘’ Essa visita reafirma o compromisso da OAB com a advocacia e com a sociedade. Temos muitas ideias e projetos que estão sendo acolhidos pelos tribunal. Recebemos também muitos projetos que o tribunal vem desenvolvendo e a OAB está aqui pra isso, para somar esforços’’, concluiu.

PARCERIA INSTITUCIONAL

Advogado militante do interior do estado, natural da cidade de Picos, Auderi Martins, secretário-geral adjunto da OAB-PI, destaca a parceria que o Tribunal de Justiça tem com a Seccional, na busca por melhores mecanismos na prestação de serviços à sociedade.

“Viemos fazer uma visita de cortesia ao Desembargador para desejar sorte na sua gestão e ficamos muito felizes em ver o seu perfil humanista, o seu perfil de respeito à advocacia, e agradecemos a sua assessoria que está à disposição para ouvir as nossas demandas. A gente acredita que vai ser uma gestão muito profícua de benefício para a advocacia e para a sociedade que é o destinatário final. Tanto do trabalho do advogado como do próprio Tribunal de Justiça”, finalizou.

O presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Thiago Brandim, relatou que a primeira reunião dos membros da OAB com integrantes do Tribunal de Justiça foi muito produtiva. O advogado deu detalhes das principais pautas apresentadas.

“Tratamos diversos problemas, entre eles uma nota técnica 04, que trata sobre uma eventual litigância de má fé tanto para a parte, quanto para o advogado, que para nós não tem qualquer sentido, tendo em vista que o advogado representa o interesse da parte. Então, nós pedimos essa revisão e também tratamos sobre as audiências, o retorno delas, e dispomos sobre uma melhoria como um todo no Judiciário para que efetivamente o jurisdicionado tenha uma prestação mais efetiva, mais concreta e é um compromisso do presidente’’, revelou Thiago Brandim.

Olívia Brandão (presidente da Comissão de Processo Civil) e Wilson Spindola (Conselheiro Seccional) também representaram a OAB na abertura do Ano Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI).

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba