Reconhecimento: OAB-PI, IAP e APLJ homenageiam 27 mulheres pela destacada atuação profissional

11 de março de 2022 às 12:52h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, em parceria com o Instituto de Advogados Piauienses (IAP) e a Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ), homenageou 27 mulheres com destacada atuação sociocultural no estado. O evento aconteceu na noite de quinta-feira (10/03), em alusão às comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Dentre as homenageadas, estavam conselheiras federais, seccionais, presidentes de subseção, integrantes da diretoria da OAB-PI e a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita de Cássia Santana Cortez. Ela fez uma análise sobre a realidade enfrentada pelas advogadas no país e agradeceu a homenagem.

“Eu acho que a gente tem avançado muito, ainda tem muita coisa para conquistar. O fato de hoje nós termos paridade no sistema OAB, na estrutura da Ordem, isso já tem um grande significado. Eu tenho falado muito nos eventos que a coisa mais importante é a participação política das mulheres. Se a gente não tiver engajamento, não colocar as nossas reivindicações, não batalhar pelas nossas reivindicações, a gente não chega a lugar nenhum”, pontuou Rita Cortez.

O presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destacou a relevância dos trabalhos desempenhados pelas mulheres dentro da instituição e do reconhecimento que elas merecem em qualquer época. “Esse mês de março é especial porque nós enaltecemos ainda mais a importância essencial da mulher advogada. Aqui, através da Comissão da Mulher Advogada, nós desenvolvemos ações durante todo o ano”, afirmou.

O presidente do Instituto dos Advogados Piauienses, Álvaro Mota, mencionou que esta é a primeira vez de Rita Cortez em Teresina, e que pretende ampliar o elo institucional. “É um momento de confraternização, simbólico e histórico. Estamos trazendo a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros que é a instituição jurídica mais antiga na América Latina com 179 anos de existência. Decidimos comemorar juntamente com a OAB, em alusão ao Dia da Mulher, aproveitando para iniciar as comemorações pelos noventa anos da OAB”, declarou o presidente do IAP.

Confira a lista de homenageadas

Rita De Cássia Sant’anna Cortez
Fides Angélica De Castro Veloso Mendes Ommati