“Reconhecimento e gratidão”: OAB-PI homenageia Deusdedit Sousa em inauguração de novos espaços que recebem o nome do ex-presidente

26 de agosto de 2022 às 10:00h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizou na tarde desta quinta- feira (25/08), a solenidade de descerramento da placa em homenagem ao ex-presidente da instituição, Deusdedit de Sousa. O evento reuniu familiares, amigos e Membros Honorários da Seccional.

Celso Barros Coelho Neto recepcionou os convidados e exaltou a longa e produtiva vida de Deusdedit Sousa. “Quando estávamos fazendo essa reforma, pensamos em homenagear alguém que frequentasse a OAB, que gostasse de respirar esse ar, de sentar nessas cadeiras e ser assíduo na nossa instituição. Veio na lembrança a figura impoluta de Deusdedit de Sousa. Ele viveu por 100 anos e ao longo desse tempo fez muito quando esteve à frente da OAB-PI, nunca deixou de contribuir para a sociedade exercendo com maestria o ofício da advocacia até os últimos dias de vida”, afirmou o presidente.

O filho de Deusdedit Sousa, João Henrique Sousa, acompanhou a solenidade. “Para nós da família, isso traz uma emoção muito grande, um agradecimento eterno e uma satisfação de poder voltar à OAB, que foi onde estive desde muito cedo, acompanhando meu pai na presidência e vendo o início da construção desse prédio”, lembrou.

LEGADO

Deusdedit Sousa ocupou o cargo de presidente da OAB Piauí entre fevereiro de 1985 e janeiro de 1987, fazendo uma elogiada gestão. Foi no período em que ele era presidente que a Ordem conquistou a sede própria. Foi dele a decisão de instalar departamentos que transformaram o exercício da advocacia. Dentre eles, está o auditório da Seccional, para a realização de eventos institucionais, contribuindo para o cenário jurídico piauiense.

Deusdedit Sousa também liderou o primeiro ENAD, em 1986, um encontro de advogados, considerado um marco histórico na atuação da Seccional. Além disso, contribuiu para o fortalecimento da instituição, sobretudo, levantando bandeiras relevantes para a valorização da advocacia, na defesa da cidadania e da democracia brasileira.