Raylena Alencar participa de live da OAB Nacional em prol de agilidade nas demandas de benefícios por incapacidade

6 de outubro de 2023 às 21:00h

A Secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Advogada Raylena Alencar, participou na última quinta-feira (05/10) de uma transmissão ao vivo conduzida pela OAB Nacional. O objetivo da reunião foi debater a importância do reforço de mutirões de perícias médicas, o uso do Atestmed e demais programas que possam diminuir a fila de espera das perícias.

A solicitação foi feita pela Comissão Especial de Direito Previdenciário do Conselho Federal, a qual a secretária-geral da OAB Piauí é membra. Até novembro serão realizados mutirões de perícias no Piauí, com a possibilidade de agendamento aberto, aos interessados em realizar perícias médicas.

Os(as) Advogados (as) interessados (as) devem ligar para o número 135 solicitando a antecipação para realizar as perícias médicas.  Na oportunidade, a Secretária-Geral da OAB-PI informou que foi solicitado um pedido de antecedência para a divulgação das agendas. “Realizamos essa solicitação e o pedido foi acatado para que nós possamos ter uma maior efetividade na realização das perícias e também para fomentar que as pessoas que compareçam aos mutirões, realizem suas perícias”, pontuou Raylena Alencar.

A Advogada ainda citou a importância do diálogo. “Esse diálogo é muito importante entre as instituições. Nós sempre fomos bem recebidos e ontem tivemos resultados muito positivos. Estamos acreditando em tempos melhores, em grandes mudanças que estão por vir e que vão beneficiar a sociedade, a advocacia”, finalizou a Advogada.

BENEFÍCIO SOCIAL e ATESTMED

Às perícias que envolvem o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC -Loas) serão dadas as prioridades e feitas no modelo para ser realizado perícia médica e avaliação social no mesmo dia, para que ali já se tenha uma maior brevidade na análise do benefício.

Já em relação ao Atestmed, os segurados estão recebendo mensagens e podem estar ligando para o número 135 com os advogados, mesmo com perícias marcadas dos seus clientes. O objetivo é poderem colocar o pedido via análise documental através da ferramenta Atestmed, que se encontra no INSS, sem prejuízo da perícia presencial que está marcada.

Estiveram presentes na live: o Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto; o secretário do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência, Adroaldo da Cunha Portal; e o membro da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, Advogado Leandro Pereira.